Back to top

Sabbath Bible Lessons

Vidas que inspiram

 <<    >> 
Lição 8 Sábado, 24 de fevereiro de 2018

Planejando famílias vitoriosas

[...] Mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? (Juízes 13:12).

Ao cultivar o melhor de si mesmos, os pais exercem influência para moldar a sociedade e enobrecer as gerações futuras. [...] Mesmo antes do nascimento da criança, deve começar o preparo que dará a ela a capacidade de enfrentar com sucesso a luta contra o mal. — A ciência do bom viver, p. 371.

Estudo adicional:   A ciência do bom viver, pp. 371-378 (capítulo 31: “A mãe”); Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 420-433 (Apêndice 1 — Doenças e suas causas, capítulo 2). 

Domingo 18 de fevereiro

1. ORIENTAÇÃO PARA PAIS E MÃES

A. Qual foi a instrução dada pelo anjo do Senhor à esposa de Manoá, e como ela e o marido demonstraram zelo pela honra de Deus? Juízes 13:2-12; Tiago 1:5.

Que cada mãe vá muitas vezes ao Salvador com a oração: “Ensine-nos o que faremos pela criança”. Que ela obedeça à instrução que Deus dá em Sua Palavra, e receberá sabedoria de acordo com a necessidade. — Patriarcas e profetas, p. 573.

Sobre pais e mães repousa a responsabilidade do primeiro ensino à criança, bem como do ensino futuro; e para o pai e a mãe, é urgentíssima a necessidade de preparo cuidadoso e completo. Antes de tomarem sobre si a responsabilidade de ser pai ou mãe, homens e mulheres devem familiarizar-se com as leis do desenvolvimento físico: com o funcionamento do organismo e a saúde, as influências pré-natais, as leis da hereditariedade, saneamento, vestuário, exercício e tratamento de doenças. Devem também compreender as leis do desenvolvimento mental e do ensino moral. — Educação, p. 276.


Segunda-feira 19 de fevereiro

2. UMA SOLENE RESPONSABILIDADE

A. Que conselho foi repetido a ambos os pais? Por quê? Juízes 13:13, 14 e 24.

O bem-estar da criança será afetado pelos hábitos da mãe. Seus apetites e paixões devem ser controlados por princípios. Há coisas que ela deve evitar, há coisas a combater, caso queira cumprir o propósito de Deus a seu respeito ao lhe dar um filho. Se antes do nascimento de seu filho ela é condescendente consigo mesma, egoísta, impaciente e exigente, esses traços serão reproduzidos no humor da criança. Assim, muitas crianças herdaram tendências quase invencíveis para o mal.

Mas se a mãe adere de forma inabalável aos princípios corretos, se é temperante e altruísta, bondosa, amável e generosa, ela pode transmitir ao filho os mesmos preciosos traços de caráter. — A ciência do bom viver, pp. 372 e 373.

Não bastava que Sansão, o menino que devia libertar Israel, recebesse uma boa herança ao nascer. O legado devia ser seguido por uma educação cuidadosa. Desde a infância, ele deveria ser treinado em hábitos de rígida temperança. — Ibidem, p. 379.

B. Por que o privilégio de ser pai ou mãe é uma questão muito solene? Salmos 127:3.

O pai deve levar em conta que o modo como trata a esposa antes do nascimento de seu filhinho afetará essencialmente a disposição da mãe durante aquela fase, e terá muito que ver com o caráter desenvolvido pela criança após o parto. Muitos homens ficam tão ansiosos para obter rapidamente alguma propriedade que considerações superiores são sacrificadas, e alguns têm cometido o crime de negligência contra a mãe e o bebê, e muitas vezes a vida de ambos foi sacrificada ao forte desejo de acumular riqueza. Muitos não sofrem logo em seguida essa severa pena por seu mau procedimento, e estão adormecidos quanto ao resultado de sua conduta. Às vezes, a condição da mulher não é superior a de uma escrava, e em alguns casos ela é tão culpada quanto o marido de desperdiçar as forças físicas para obter condições de viver segundo a moda. É um crime da parte dessas pessoas terem filhos, pois suas crianças serão, com frequência, deficientes em força física, mental e moral, e carregarão a marca da infelicidade, limitação e egoísmo dos pais, e o mundo será amaldiçoado por sua maldade. — Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 428 e 429.


Terça-feira 20 de fevereiro

3. TRABALHANDO EM PROL DO SUCESSO ESPIRITUAL

A. Cite alguns segredos para desfrutar de uma maior paz na vida em família. Filipenses 4:5-8.

Antes do nascimento dos filhos, com frequência a mãe é deixada a trabalhar além de suas forças. Raramente suas cargas são aliviadas, e esse período, que devia ser, mais que todos os outros, de descanso para ela, é de cansaço, tristeza e sombras. Devido ao grande esforço de sua parte, ela priva seu bebê daquela nutrição que a natureza providenciou para ele, e superaquecendo o sangue, comunica-lhe sangue de má qualidade. O pequenino é privado de sua vitalidade, privado de resistência física e mental. O pai deveria planejar em como fazer a mãe feliz. Não deve entrar em casa com o rosto cheio de preocupações. — Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 427 e 428.

É dever de homens e mulheres agir racionalmente em relação ao trabalho. Não devem esgotar as energias sem necessidade, pois ao fazer isso, eles não só atraem sofrimentos a si mesmos, mas por seus erros causam ansiedade, cansaço e amargura àqueles a quem amam. O que exige essa quantidade de trabalho? Intemperança no comer e no beber, e o desejo de riqueza, causaram esse excesso de serviço. — Ibidem, p. 429.

Mães, deixem seu rosto se encher de alegria. Sorriam, se puderem, e a mente e o coração da criança irão refletir a luz do seu semblante [...]. — O lar adventista, p. 436.

B. Por que Israel precisava produzir homens valentes com urgência, e como uma necessidade semelhante existe nos dias atuais? Juízes 13:1; Jeremias 2:12-14; 1 Coríntios 3:3.

A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não tenham medo de chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a agulha da bússola é ao norte; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que os céus desabem.

Mas um caráter desse tipo não é obra do acaso; nem se deve a favores e permissões especiais da Providência. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, do controle exercido sobre a natureza inferior — a renúncia do eu em prol do serviço de amor a Deus e ao homem. — Educação, p. 57.


Quarta-feira 21 de fevereiro

4. A INFLUÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS

A. Que pedido Sansão fez aos seus pais? Juízes 14:1-3. Apesar das boas intenções dos pais de Sansão, que perigos eles ignoraram? 1 Coríntios 15:33.

Como a cidade de Zorá ficava próxima ao território dos filisteus, Sansão começou a se relacionar amigavelmente com eles. Assim, em sua juventude, surgiram intimidades cuja influência escureceu toda a sua vida. — Patriarcas e profetas, p. 562.

Os jovens cristãos devem ter muito cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros. Fiquem atentos para que aquilo que pensam ser ouro puro não se transforme em metal sem valor. As amizades mundanas tendem a prejudicar o serviço a Deus, e muitas pessoas são arruinadas por uniões infelizes [...] com aqueles que nunca poderão elevar ou enobrecer. — Mensagens aos jovens, p. 436.

Pais e mães devem sentir o dever de orientar as afeições dos jovens, para que possam ser colocadas naqueles que serão companhias adequadas. Devem sentir como seu dever, pelo próprio ensino e exemplo, com a graça auxiliadora de Deus, modelar de tal forma o caráter de seus filhos desde os primeiros anos para que eles sejam puros e nobres, e sejam atraídos para o que é bom e verdadeiro. Os semelhantes se atraem; os semelhantes apreciam os semelhantes. Que o amor pela verdade, pureza e bondade seja cedo implantado na alma, e os jovens buscarão a companhia daqueles que possuem essas características. — Ibidem, p. 466.

Embora não deixemos de advertir, pedir e tentar apresentar a verdade aos pais que são descrentes, a ruína de nossos filhos estará na associação e convivência com eles. — Manuscript Releases, vol. 9, p. 74.

Pais e mães, reconhecem a importância da responsabilidade que recai sobre vocês? Têm permitido que seus filhos andem em companhia de outras crianças sem que estejam presentes para saber que tipo de educação estão recebendo? Não os deixem sozinhos com outras crianças. — Orientação da criança, p. 114.

B. Quem foi responsável pela infelicidade na vida de Sansão? Gálatas 6:5 e 7.

Se Sansão tivesse obedecido às ordens divinas tão fielmente como seus pais fizeram, seu destino teria sido mais nobre e mais feliz. Mas a amizade com os idólatras o corrompeu. — Patriarcas e profetas, p. 562.


Quinta-feira 22 de fevereiro

5. ORIENTAÇÃO DISPONÍVEL

A. Por que Deus proíbe o casamento de crentes com incrédulos? Quais têm sido os resultados de tais relacionamentos? Juízes 3:5-8; Deuteronômio 7:3; Neemias 13:23-26.

Nunca se case com um incrédulo. — Nossa alta vocação, p. 257.

Em Sua Palavra, o Senhor tem instruído claramente o Seu povo a não se unir com aqueles que não têm diante de si o amor e o temor de Deus. Tais companhias raras vezes se contentam com o amor e o respeito que lhes são devidos. Procurarão, com certa frequência, obter do marido ou da mulher temente a Deus algum favor especial que envolverá desrespeito para com as exigências divinas. Para um homem dedicado a Deus e para a igreja a que está ligado, uma esposa mundana ou um amigo incrédulo é semelhante a ter um espião no acampamento, que procurará toda oportunidade para trair o servo de Cristo e expô-lo aos ataques do adversário. — The Signs of the Times, 27 de setembro de 1910.

B. O que os cristãos devem considerar em oração quando procuram uma esposa ou um marido? 2 Coríntios 6:14-18; 1 Coríntios 7:39.

Nos tempos antigos, os compromissos de casamento eram geralmente feitos pelos pais; e esse era o costume entre aqueles que adoravam a Deus. Nenhum deles era obrigado a se casar com quem não podiam amar; mas ao entregar suas afeições, o jovem era guiado pela sabedoria de seus pais experientes e tementes a Deus. Era considerado uma desonra para os pais, até mesmo crime, seguir um caminho contrário a esse. — Patriarcas e profetas, p. 171.


Sexta-feira 23 de fevereiro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Que conhecimento capacita melhor os futuros pais a darem aos filhos uma base sólida?

2. Que tipos de circunstâncias tornam desaconselhável a maternidade e a paternidade?

3. Explique o segredo de como se desenvolve um íntegro temor a Deus.

4. Por que é tão importante estar atento aos relacionamentos formados na juventude?

5. Que diretrizes são importantes na escolha de um marido ou de uma esposa?

 <<    >>