Back to top

Sabbath Bible Lessons

Vidas que inspiram

 <<    >> 
Lição 9 Sábado, 3 de março de 2018

Fraqueza na força

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências (Romanos 13:14).

Fisicamente, [Sansão] foi o homem mais forte a viver sobre a Terra; mas em autocontrole, integridade e firmeza, ele foi o mais fraco. — The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881.

Estudo adicional:   Patriarcas e profetas, pp. 563-568 (capítulo 54: “Sansão”). 

Domingo 25 de fevereiro

1. COLHENDO O QUE FOI SEMEADO

A. Que amargo fruto se tornou visível imediatamente após o casamento de Sansão com uma mulher incrédula? Juízes 14:7, 10 e 20.

[Sansão] não perguntou se poderia glorificar melhor a Deus estando unido ao objeto de sua escolha, ou se estaria se colocando em uma posição em que não pudesse cumprir o propósito de sua vida. A todos os que em primeiro lugar procuram honrá-lO, Deus prometeu sabedoria; mas não há promessa para aqueles que estão inclinados a agradarem a si mesmos. [...]

Em sua festa nupcial, Sansão foi levado a um relacionamento familiar com as pessoas que odiavam ao Deus de Israel. Quem entrar voluntariamente em tais relações sentirá a necessidade de se conformar, até certo ponto, aos hábitos e costumes de seus companheiros. O tempo assim gasto é mais do que desperdiçado. Nutrem-se pensamentos e dizem-se coisas que tendem a destruir a fortaleza dos princípios e enfraquecer a cidadela da alma.

A esposa, em prol de quem Sansão desobedecera ao mandamento de Deus, demonstrou-se traiçoeira para com o marido antes mesmo do fim da festa. Irritado por sua falsidade, Sansão a abandonou por algum tempo, e foi sozinho para sua casa em Zorá. Após se acalmar, quando voltou para sua noiva, encontrou-a como mulher de outro homem. — Patriarcas e profetas, p. 563.


Segunda-feira 26 de fevereiro

2. QUANDO A HUMANIDADE RESISTE À GRAÇA DE DEUS

A. Como a vingança de Sansão sobre os filisteus deu um exemplo da força física incomparável que recebeu do Senhor com o objetivo de libertar Israel? Juízes 15:4-8, 13-15.

B. Quanto tempo Sansão governou como juiz sobre Israel? Juízes 15:20. Como os israelitas demonstraram que a natureza humana, em muitos casos, dificulta o cumprimento dos planos de Deus?

Se os israelitas estivessem prontos a se unirem a Sansão e continuar a vitória, poderiam, nesse momento, libertar-se do poder de seus opressores. Mas eles se tornaram desanimados e covardes. Negligenciaram a obra que Deus lhes ordenara fazer expulsando os pagãos, e uniram-se a eles em suas práticas degradantes, tolerando sua crueldade, e até mesmo incentivando sua injustiça, desde que ela não fosse revertida contra eles. Ao serem trazidos sob o poder do opressor, cederam timidamente à degradação que poderiam ter evitado, caso tivessem apenas obedecido a Deus. Mesmo quando o Senhor levantava um libertador para eles, frequentemente o abandonavam e se uniam aos seus inimigos. — Patriarcas e profetas, p. 564.

C. Apesar da apostasia de Sansão, como Deus demonstrou misericórdia para com ele? Juízes 16:1-3.

Sansão tinha transgredido o mandado de Deus tomando uma esposa filisteia, e novamente se arriscou a ir até eles — agora seus inimigos mortais — com o fim de satisfazer paixões ilícitas. Confiando em sua grande força, que inspirou terror aos filisteus, foi ousadamente a Gaza visitar uma prostituta local. Os habitantes daquela cidade souberam da sua presença, e estavam sedentos por vingança. Seu inimigo estava seguro dentro dos muros da mais fortificada de todas as suas cidades; estavam certos de sua presa, e só esperavam o amanhecer para completarem o seu triunfo. À meia-noite, Sansão foi despertado. A voz acusadora da consciência o encheu de remorso, ao se lembrar de que havia quebrado seus votos de nazireu. Mas, apesar de seu pecado, a misericórdia de Deus não o abandonou. Sua prodigiosa força mais uma vez serviu para livrá-lo. — Ibidem, p. 565.


Terça-feira 27 de fevereiro

3. A ESPIRAL DESCENDENTE

A. Que pecado enredou e prendeu Sansão? Juízes 16:4-6; Gálatas 6:8. Como esse pecado operou a ruína dele?

[Sansão] não se arriscou outra vez a se misturar aos filisteus, mas continuou buscando aqueles prazeres sensuais que o atraíam para a ruína. [...] O vale de Soreque era famoso pelos seus vinhedos, os quais também ofereciam uma tentação adicional ao vacilante nazireu, que já estava entregue ao uso do vinho, rompendo assim outro laço que o ligava à pureza e ao Senhor. Os filisteus vigiaram atentamente os movimentos de seu inimigo; e, quando ele se degradou por esse novo apego, resolveram efetuar sua ruína por meio de Dalila.

Uma delegação composta por um dos homens principais de cada província filisteia foi enviada ao vale de Soreque. Não se atreviam a tentar agarrá-lo enquanto mantivesse sua grande força, mas era a missão deles descobrir, se possível, o segredo de seu poder. Eles, portanto, subornaram Dalila para essa finalidade. — Patriarcas e profetas, p. 565.

B. Que sinais de alerta vindos da espiral descendente em que Sansão caía deveriam chamar nossa atenção? Provérbios 5:21 e 22; 7:10, 22 e 23; Romanos 13:14.

O fascínio de Sansão parecia quase inacreditável. A princípio, ele não estava tão apaixonado a ponto de revelar o segredo; mas caminhou, por sua própria escolha, para dentro da teia do traidor de almas, e suas redes se fechavam ao redor dele a cada passo. [...]

Na associação com essa feiticeira, o juiz de Israel desperdiçou preciosas horas que deveriam ter sido consagradas ao bem-estar de seu povo. Mas as paixões deslumbrantes que enfraquecem até o mais forte dos homens controlaram, por fim, a razão e a consciência. [...]

Em seu perigo, Sansão tinha ao seu alcance a mesma fonte de força de José. Ele poderia escolher, a seu critério, o certo ou o errado. Mas em vez de agarrar-se à força de Deus, permitiu que as paixões selvagens de sua natureza assumissem o controle. A capacidade de raciocínio foi pervertida, a moral corrompida. Sansão foi chamado por Deus para ocupar uma posição de grande responsabilidade, honra e utilidade; mas para aprender a governar, era preciso aprender a obedecer às leis de Deus. — The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881.


Quarta-feira 28 de fevereiro

4. O FUNDO DO POÇO

A. Que amargas consequências resultaram da fraqueza espiritual de Sansão? Juízes 16:15-21.

Assim que o cabelo de Sansão acabou de ser raspado, Dalila começou a irritá-lo e causar-lhe dor, testando sua força, pois os filisteus não tinham coragem de se aproximar dele antes que tivessem a certeza de que seu poder havia desaparecido. Então o agarraram, e após arrancarem-lhe os olhos, o levaram até Gaza. Ali foi preso com correntes e obrigado a trabalhos forçados.

Que mudança para o homem que fora juiz e campeão de Israel — agora fraco, cego, preso, humilhado ao trabalho mais servil! Pouco a pouco, ele violou as condições de sua vocação sagrada. Deus teve muita paciência com ele; mas, quando se entregou tanto ao poder do pecado que traiu o seu segredo, o Senhor Se afastou dele. Não havia nenhuma virtude em seu longo cabelo, mas era um sinal de sua fidelidade a Deus; e, quando esse símbolo foi sacrificado no altar da paixão, as bênçãos simbolizadas por ele também foram perdidas. — Patriarcas e profetas, p. 566.

B. Como a atitude de Sansão diante da hora mais desanimadora de sua vida pode produzir esperança em cada um de nós? Lucas 5:32.

No sofrimento e na humilhação, servindo de passatempo aos filisteus, Sansão aprendeu mais acerca de sua fraqueza do que jamais soubera antes; e as aflições o levaram ao arrependimento. — Idem.

C. O que começou a acontecer com o corpo de Sansão, demonstrando a maravilhosa misericórdia de Deus para com os pecadores? Juízes 16:22. Que sentimento estava começando a tomar posse do juiz de Israel? Marcos 9:24.

O cabelo [de Sansão] começou a crescer pouco a pouco, indicando o retorno de seus poderes extraordinários. — The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881.


Quinta-feira 1º de março

5. O TRIUNFO DA MISERICÓRDIA DE DEUS

A. Como e por que Satanás zombou da condição vergonhosa do agora inválido libertador enviado por Deus? Juízes 16:23-25.

Ao demonstrarem júbilo e alegria por sua grande vitória, os filisteus atribuíram a honra aos seus deuses, louvando-os como superiores ao Deus de Israel. A disputa, ao invés de ocorrer entre Sansão e os filisteus, era agora entre Jeová e Dagon . — The Signs of the Times, 13 de outubro de 1881.

B. Que pedido premeditado Sansão fez àquele que o conduzia pela mão? Que prece Sansão balbuciou a Deus? Juízes 16:26-28.

Após algum tempo, como se estivesse cansado, Sansão pediu licença para se apoiar nos dois pilares centrais que sustentavam o teto do templo. Naquele momento, pronunciou silenciosamente a oração: “Ó Soberano Senhor, lembra-Te de mim! Ó Deus, eu Te suplico, dá-me forças mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!” (Juízes 16:28). — Patriarcas e profetas, p. 567.

C. O que Deus usou para comunicar fé salvadora a Sansão? Em que galeria da fama esse frágil homem foi incluído? Juízes 16:30; Hebreus 11:32 e 33.


Sexta-feira 2 de março

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Por que o resultado do casamento de Sansão não nos surpreende?

2. A que rumo espiritual o casamento de Sansão o levou?

3. Como a história de Sansão e Dalila se repete de várias formas hoje?

4. Que mudança ocorreu em Sansão após a perda dos olhos?

5. Como e por que Deus abençoou a prece de Sansão ao fim de sua vida?

 <<    >>