Back to top

Sabbath Bible Lessons

Vidas que inspiram

 <<    >> 

Prefácio

“Como meio de educação, nenhuma parte da Bíblia é de maior valor do que suas biografias. Sua principal diferença em relação às outras é que são absolutamente verdadeiras. É impossível para qualquer mente finita interpretar de modo correto, em todos os aspectos, as ações de outra pessoa. Ninguém senão Aquele que lê o coração, que entende as fontes secretas dos motivos e ações, pode, com verdade absoluta, ler o caráter ou dar uma descrição exata de uma vida humana. Apenas na palavra de Deus é encontrada uma precisão desse tipo.

“Nenhuma verdade é ensinada mais claramente pela Bíblia do que esta: o que fazemos é o resultado do que somos. Em grande parte, as experiências da vida são o fruto de nossos próprios pensamentos e ações.” — Educação, p. 146.

Em todos os períodos da história humana, homens e mulheres deram aos seus semelhantes excelentes exemplos de nobreza de caráter. As circunstâncias e as condições da sociedade mudam naturalmente com o passar do tempo, mas nenhuma sociedade pode avançar em nível mental, moral ou espiritual sem demonstrações inteligentes, corajosas e abnegadas de como o princípio deve ser seguido.

As biografias inspiradas contidas nas Escrituras são únicas pelo fato de serem descrições fiéis. Quando certas crises surgiram na história do povo de Deus, indivíduos leais e confiáveis demonstraram, da forma mais fiel, qualidades de obediência e devoção à causa do Senhor que muitas vezes atraíram novamente as pessoas para Ele.

“Houvesse nossa boa Bíblia sido escrita por pessoas não inspiradas, e apresentaria um aspecto muito diferente, tornando-se um estudo desanimador para os errantes mortais, os quais estão em constante luta com as fragilidades naturais e as tentações de um inimigo astuto. Mas, no formato em que se encontra, a Bíblia apresenta um relatório fiel das experiências religiosas de personagens notáveis da história sagrada.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 10.

A história dos primeiros séculos dos fiéis de Deus nesta Terra fornece informações preciosas para o nosso crescimento e conhecimento na graça de Deus. Essas inúmeras biografias são altamente benéficas, sendo que algumas delas são expostas com menos frequência do que outras. Por essa razão, durante o primeiro trimestre deste ano, os alunos da escola sabatina ao redor do mundo colherão muitas bênçãos do estudo dessas biografias, concentrando-se particularmente nas experiências de Enoque, Jó, Gideão, Ana, Sansão e Samuel. Devemos buscar lições valiosas para fortalecer nossa fé, observando os métodos extraordinários que Deus usa para atuar entre Seus filhos.

“Precisamos exatamente dessas lições que a Bíblia nos dá, pois junto à revelação do pecado está registrada a retribuição que lhe segue. A dor e o arrependimento causados pela culpa, as lamentações da alma enferma de pecado, chegam até nós vindas de tempos passados, mostrando-nos que o homem sempre precisou, assim como hoje, da perdoadora misericórdia de Deus. Isso nos ensina que, ao mesmo tempo em que Ele é o punidor do crime, Se compadece e perdoa o pecador arrependido.” — Ibidem, p. 12.

Departamento de Escola Sabatina da Conferência Geral

 <<    >>