Back to top

Sabbath Bible Lessons

Vidas que inspiram

 <<    >> 
Lição 11 Sábado, 17 de março de 2018

Uma criança consagrada

Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta (Provérbios 20:11).

O Senhor aceitou Samuel desde a mais tenra infância, porque o coração dele era puro. O menino foi entregue a Deus como uma oferta consagrada, e o Senhor o transformou em um canal de luz. — Conselhos aos pais, professores e estudantes, p. 537.

Estudo adicional:   Patriarcas e profetas, pp. 575-580 (capítulo 56: “Eli e seus filhos”). 

Domingo 11 de março

1. O CHAMADO PARA O SERVIÇO

A. Qual era a rotina de Samuel em sua nova vida no templo? 1 Samuel 2:11 e 18. O que Ana fazia em prol de seu filho, e como Deus a abençoou? 1 Samuel 2:19-21.

Não era costume os levitas começarem a exercer seus serviços especiais antes que tivessem vinte e cinco anos de idade; no entanto, Samuel foi uma exceção a essa regra. A cada ano, maiores responsabilidades lhe eram confiadas; e enquanto ainda era criança, um éfode de linho foi posto sobre ele como um sinal de sua consagração ao serviço do santuário. Jovem como era ao ser levado para ministrar no tabernáculo, Samuel já tinha deveres a cumprir no serviço de Deus, de acordo com a sua capacidade. A princípio, eram tarefas muito humildes, e nem sempre agradáveis; mas eram cumpridas da melhor forma possível, e com coração voluntário. — Patriarcas e profetas, p. 573.

Quando separada de seu filho, o cuidado da fiel mãe não cessou. [Samuel] era o tema de suas orações. Todos os anos, ela preparava uma túnica pequena, e quando ia com o marido ao sacrifício anual, ela presenteava a criança com a peça de roupa, como um símbolo de seu amor. Em cada ponto daquele casaco ela entretecia uma prece para que o menino fosse puro, nobre e verdadeiro. Não pedia para que fosse grande, mas sinceramente implorava para que pudesse ser bom. — The Signs of the Times, 3 de novembro de 1881.


Segunda-feira 12 de março

2. MORANDO COM ELI E SUA FAMÍLIA

A. O que está escrito sobre a juventude de Samuel? 1 Samuel 2:26. Qual era a relação entre o menino Samuel e Eli, o sumo sacerdote?

Samuel fora posto sob os cuidados de Eli, e a amabilidade de seu caráter provocou a afeição calorosa do idoso sacerdote. Era gentil, generoso, obediente e respeitoso. Eli, afligido pelos caminhos errantes de seus próprios filhos, encontrava descanso, consolo e bênção na presença daquele que estava sob seus cuidados. Samuel era prestativo e afetuoso, e nunca pai nenhum amou a seu filho com mais ternura do que Eli àquele menino. Era algo singular que, entre o magistrado principal da nação e a simples criança existisse uma afeição tão ardorosa. À medida que os males próprios da idade se aproximavam de Eli, e enchendo-se ele de apreensão e remorso pela conduta desprezível de seus filhos, voltou-se para Samuel em busca de conforto. — Patriarcas e profetas, p. 573.

B. Mesmo que o jovem Samuel morasse nos aposentos do sumo sacerdote, o que devemos entender sobre o ambiente em que vivia? Que solene advertência foi dada a Eli? 1 Samuel 2:12, 22, 27-31.

A juventude de Samuel foi vivida no tabernáculo, dedicada solenemente à adoração a Deus; mas mesmo ali ele não estava livre de influências malignas ou exemplos pecaminosos. Os filhos de Eli são descritos na Palavra Sagrada como “filhos de Belial”. Eles não temiam a Deus nem honravam ao pai; mas Samuel não procurou a companhia deles nem seguiu seu mau exemplo. O esforço constante do rapaz era tornar-se o que Deus queria que ele fosse. Esse é o privilégio de todo jovem. Deus Se agrada quando até mesmo as crianças pequenas se dedicam à Sua obra; elas não devem ser desanimadas em seus esforços por se tornarem cristãs. [...]

A criança mais nova que ama e teme a Deus é maior aos Seus olhos do que o homem mais talentoso e instruído que negligencia a grande salvação. [...]

Apesar dos muitos soberanos a quem os homens declaram lealdade, toda a espécie humana está servindo a um dos dois senhores — o Príncipe da luz ou o príncipe das trevas. Samuel servia ao primeiro, e os filhos de Eli ao último. — The Signs of the Times, 3 de novembro de 1881.


Terça-feira 13 de março

3. OBEDIÊNCIA COMO MERA OPÇÃO?

A. Descreva o problema do sacerdote Eli e como podemos nos tornar culpados de repetir o mesmo erro hoje. 1 Samuel 2:22-25; Isaías 3:12 (primeira parte).

Eli era rápido para ver e repreender os pecados e os erros das pessoas, e algumas vezes, como no caso de Ana, aplicando até mesmo uma repreensão injusta; mas os pecados de seus próprios filhos lhe pareciam menos ofensivos do que os pecados dos outros. Em seu afeto excessivo, ele estava sempre pronto a encontrar desculpas para o caminho perverso deles. — The Signs of the Times, 24 de novembro de 1881.

Eli havia instruído seus filhos na Lei de Deus, e lhes dera um bom exemplo em sua própria vida; mas isso não abrangia todo o seu dever para com eles. Deus exigia dele, como pai e sacerdote, que impedisse suas tentativas de seguir sua própria vontade perversa. Isso ele não fez. — Ibidem, 10 de novembro de 1881.

[Eli] não impunha obediência. — The Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

B. O que precisamos entender quando vemos fraqueza espiritual em nossos filhos? Provérbios 26:2; Deuteronômio 6:6 e 7.

Em cada coração sinceramente dedicado a Cristo, surge a pergunta: “Por que, oh, por que em uma terra de Bíblias e ensinamentos cristãos, o adversário das almas pode exercer sobre a nossa juventude uma influência tão poderosa, tão desenfreada?” A razão é evidente. Os pais têm negligenciado sua solene responsabilidade. Eles não são sinceros, perseverantes e fiéis na obra de educar os filhos para Deus, pois não refreiam seus maus desejos e não impõem obediência à autoridade paterna, mesmo na infância. — The Signs of the Times, 3 novembro de 1881.

A mãe não deve permitir que seu filho ganhe vantagem sobre ela em nenhum caso; e, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas severas; a mão firme, segura, e uma bondade que convence a criança do amor da mãe, cumprirão seu objetivo. [...]

Nunca [os filhos] devem receber permissão de mostrar desrespeito para com os pais. Jamais o atrevimento deve passar sem ser reprimido. O futuro bem-estar da criança exige disciplina bondosa, amável, mas firme. — Orientação da criança, p. 83.


Quarta-feira 14 de março

4. DIGNO DE UMA ALTA VOCAÇÃO

A. Em contraste com os filhos de Eli, o que cada criança pode aprender com a experiência do menino Samuel no templo? Provérbios 20:11; Salmos 71:17.

Se as crianças fossem ensinadas a considerar a humilde rotina dos deveres diários como o caminho que o Senhor indicou a elas, como uma escola na qual devem ser preparadas para a realização de um serviço fiel e eficiente, como seu trabalho lhes pareceria mais agradável e honroso! Cumprir cada dever como se fosse para o Senhor lança um encanto em torno da mais humilde ocupação, ligando os obreiros da Terra com os seres santos que cumprem a vontade de Deus no Céu. — Patriarcas e profetas, p. 574.

B. Por que podemos ser motivados e inspirados pela maneira como Samuel deu um testemunho extraordinário para o idoso Eli? E unicamente como isso foi possível? 2 Coríntios 2:14-17.

Embora o coração de Eli estivesse cheio de ansiedade e remorso pela má conduta de seus filhos, encontrava alívio e conforto na integridade e devoção do jovem Samuel. Sua prontidão e constante fidelidade tranquilizavam os pesares do angustiado sacerdote. Eli amava Samuel, pois viu que a graça e o amor de Deus repousavam sobre ele. [...]

Conforme Samuel crescia, a preocupação de seus pais por ele tornou-se mais intensa. Ofereceram muitas petições a Deus para que ele não fosse contaminado pela maldade dos filhos de Eli. — The Signs of the Times, 15 de dezembro de 1881.

C. Relate a maravilhosa história do chamado de Deus a Samuel. 1 Samuel 3:1-10.

Assim que completou doze anos, o filho de Ana recebeu sua missão especial do Altíssimo. [...] Três vezes Samuel foi chamado, e três vezes respondeu da mesma forma. Isso bastou para convencer o sacerdote Eli de que o chamado misterioso era a voz de Deus. Que sentimentos devem ter agitado o coração do sumo sacerdote naquela hora! Deus passou por alto Seu servo escolhido, o homem de cabelos brancos, para Se comunicar com uma criança. — Idem.


Quinta-feira 15 de março

5. UMA MENSAGEM PARA “TINIR AS ORELHAS”

A. Que mensagem Deus deu a Samuel, e como o menino se sentiu quanto ao dever de entregá-la? 1 Samuel 3:12-15.

Samuel sabia do rumo perverso seguido pelos filhos de Eli, mas ele estava temeroso e assombrado pelo fato de que o Senhor lhe confiara tão terrível mensagem. Levantou-se pela manhã e cumpriu suas tarefas como de costume, mas com um pesado fardo sobre seu jovem coração. Quão ardentemente desejou a simpatia e o conselho de seus pais naquela hora de prova! O Senhor não lhe havia ordenado revelar a terrível denúncia ao sacerdote ou aos seus filhos. Permaneceu calado, evitando ao máximo a presença de Eli. Ele tremia de medo de que alguma pergunta o obrigasse a declarar os juízos divinos contra aquele que tanto amava e reverenciava. — The Signs of the Times, 15 de dezembro de 1881.

B. Respeitoso e obediente como sempre, o que Samuel logo teve de fazer? O que devemos levar em conta ao refletir sobre a mensagem dada? 1 Samuel 3:18.

Em todas as épocas, a Terra foi atingida pelos juízos de Deus porque os homens desobedeceram Sua Lei. O que devemos, então, esperar ao ver o triunfo da maldade nos dias atuais? [...] Muitos dos destacados líderes da igreja e da nação quebram e ensinam outros a quebrarem essa Lei, tão sagrada para Deus quanto Seu próprio trono e nome. Já chegou o tempo do próprio Senhor afirmar sua autoridade sobre a Terra. [...] Ele remove Seu protetor, providencial cuidado, e lança Seus juízos sobre os filhos dos homens. — Idem.


Sexta-feira 16 de março

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Embora deixado só no templo, sem seus pais, por que Samuel estava seguro?

2. Por que Eli foi capaz de amar tanto a Samuel?

3. Como pais e mães podem ser o “Eli” de hoje?

4. Cite alguns dos segredos de como Samuel manteve sua pureza no ambiente corrupto do templo.

5. O que mostra a responsabilidade que Deus espera de todas as fases da vida humana?

 <<    >>