Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 

PREFÁCIO

As lições da escola sabatina para este trimestre contêm a segunda parte das Reflexões sobre o livro de Isaías, e concluirá esta série de estudos. Como vimos no trimestre anterior, foram reveladas cenas ao profeta Isaías que precisam ser compreendidas nos dias de hoje. Grande parte desse conteúdo se refere diretamente aos últimos dias da história do nosso planeta, enquanto outra parte se estende de uma época anterior à criação do mundo até sua recriação. Portanto, que vasta perspectiva se poderá obter através do estudo dos escritos desse grande profeta!

Por exemplo, “nos capítulos quarenta e um a quarenta e cinco de Isaías, Deus revela muito plenamente o Seu propósito para o Seu povo, e esses capítulos devem ser estudados com espírito de oração. Deus não instrui aqui Seu povo a se afastar de Sua sabedoria e olhar ao homem finito para obter sabedoria.” — Testemunhos para ministros, p. 480.

“Fui orientada a dirigir a mente de nosso povo ao capítulo cinquenta e seis de Isaías. Este capítulo contém lições importantes para os que estão lutando ao lado do Senhor no conflito entre o bem e o mal.” — Review and Herald, 23 de junho de 1904.

“[São citados os versículos de Isaías 59:13-17]. A condição do mundo antes do primeiro advento de Cristo é um retrato da condição do mundo justamente antes de Sua segunda vinda. A mesma iniquidade vai existir; Satanás manifesta o mesmo poder de engano sobre as mentes humanas. Ele está assegurando seu exército de agentes para movê-los com intensidade contra o Príncipe da vida no conflito final, a fim de subverter a Lei de Deus, que é a base do Seu trono. Satanás operará com representações miraculosas para confirmar os homens na crença de que ele é o que diz ser — o príncipe deste mundo —, e que a vitória é sua. Dirigirá suas forças contra os que são leais a Deus; mas, embora possa causar dor, angústia e agonia, não pode contaminar a alma. Pode causar aflição ao povo de Deus, como fez a Cristo, mas não pode levar qualquer um dos pequeninos de Cristo a perecer. A expectativa do povo de Deus nestes últimos dias deve ser a de entrar no calor do combate.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1153.

Foi à custa de sua vida que Isaías corajosamente levou adiante seu ministério profético. Ele está entre os reformadores fiéis que foram “serrados [...] e todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (Hebreus 11:37-40).

“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor” (Tiago 5:10). Considerando que essas profecias foram preservadas a um alto preço de sofrimento, visando à nossa salvação nessa hora avançada, apreciemos verdadeiramente seu valor, e as guardemos conosco no fundo do coração!

Departamento da Escola Sabatina da Conferência Geral

 <<    >>