Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 
Lição 14 Sábado, 31 de Dezembro de 2016

Vislumbres da eternidade

“Porque eis que Eu crio Céus novos e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (Isaías 65:17).

É perda eterna ganhar o mundo inteiro com todo o seu prazer e glória, e ainda perder a alma. O céu é suficientemente acessível, seja qual for o custo. — The Review and Herald, 18 de março de 1875.

Estudo adicional:   O grande conflito, pp. 644-652 (capítulo 40: “O livramento dos justos”), 658-678 (capítulo 41: “Será desolada a Terra”; capítulo 42: “O final e glorioso triunfo”). 

Domingo 25 de Dezembro

1. INDO PARA O CÉU

A. Qual será a gloriosa recompensa dos poucos fiéis de Deus? Isaías 26:1 e 2.

Então a trombeta de prata de Jesus soou, ao descer Ele sobre a nuvem, envolto em labaredas de fogo. Olhou para as sepulturas dos santos que dormiam, ergueu então os olhos e mãos ao céu, e exclamou: Despertem! Despertem! Despertem! Vocês que habitam no pó, e levantem (Isaías 26:19). Houve um forte terremoto. As sepulturas se abriram, e os mortos saíram revestidos de imortalidade. [...] e no mesmo instante fomos transformados e “arrebatados juntamente com eles a encontrar o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17).

Todos nós entramos juntos na nuvem, e estivemos sete dias ascendendo para o mar de vidro, aonde Jesus trouxe as coroas, e com Sua própria destra as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória. Ali, sobre o mar de vidro, os 144.000 ficaram em quadrado perfeito. Alguns deles tinham coroas muito brilhantes; outros, não tanto. Algumas coroas pareciam repletas de estrelas, ao passo que outras tinham poucas. Todos estavam perfeitamente satisfeitos com sua coroa. E todos estavam vestidos com um glorioso manto branco, dos ombros aos pés. Havia anjos de todos os lados em redor de nós quando caminhávamos sobre o mar de vidro rumo à porta da cidade. Jesus levantou o potente e glorioso braço, segurou o portal de pérolas, fê-lo girar sobre seus luzentes gonzos e nos disse: “Vocês lavaram suas vestes em Meu sangue, permaneceram firmes pela Minha verdade; entrem.” Todos entramos e sentíamos ter perfeito direito à cidade. — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 60 e 61.


Segunda-feira 26 de dezembro

2. EM UM FUTURO IMINENTE...

A. Compare o futuro dos ímpios com as bênçãos dos justos. Isaías 33:24; 34:1 e 2. O que nos fará lembrar deste mundo de pecado? Zacarias 13:6.

Todo vestígio de maldição é removido. [...] Apenas uma lembrança permanece: nosso Redentor sempre levará os sinais de Sua crucifixão. Em Sua fronte ferida, em Seu lado, em Suas mãos e pés, estão os únicos vestígios da obra cruel que o pecado efetuou. [...] Seu lado ferido donde fluiu a corrente carmesim, que reconciliou o homem com Deus — ali está a glória do Salvador, ali está “o esconderijo da Sua força”. [...] E os sinais de Sua humilhação são a Sua mais elevada honra; através das eras intérminas os ferimentos do Calvário Lhe proclamarão o louvor e declararão o poder. — O grande conflito, p. 674.

B. Com que bela descrição Isaías retrata a gloriosa esperança de todos os tempos — e como podemos ter uma antecipação dessa alegria mesmo agora? Isaías 35:1-10.

A todos quantos se entregam sem reservas ao Senhor para servi-lO, é dada capacidade para obterem resultados imensuráveis . Deus fará grandes coisas por eles. Ele operará de tal modo na mente dos homens que, ainda neste mundo será visto em suas vidas o cumprimento da promessa da condição futura [são citados aqui os versículos de Isaías 35:1-10]. — A ciência do bom viver, p. 160.

Em nossa vida aqui, posto que terrestre e restrita pelo pecado, a maior alegria e mais elevada educação se encontram no serviço em prol de outras pessoas. E no futuro estado, livres das limitações próprias da humanidade pecaminosa, será no serviço que se encontrará a nossa máxima alegria e mais elevada educação — testemunhando (e aprendendo, novamente, sempre que assim o fizermos) “as riquezas da glória deste mistério”, “que é Cristo em vós, a esperança da glória” (Colossenses 1:27). — Educação, p. 309.

C. Em que devemos estar principalmente focados quando planejamos nosso futuro? Isaías 65:17-19; Apocalipse 21:1; Hebreus 11:8, 10, 13-16.


Terça-feira 27 de dezembro

3. ENFIM, PAZ E TRANQUILIDADE!

A. Como Isaías descreve o novo Céu e a nova Terra? Isaías 32:18; 60:18-22.

Um receio de fazer com que a herança futura pareça demasiado material tem levado muitos a espiritualizar as mesmas verdades que nos levam a considerá-la nosso lar. Cristo afirmou a Seus discípulos haver ido preparar moradas para eles na casa de Seu Pai. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus não serão totalmente ignorantes com respeito à morada celestial. [...] [É citado o versículo de 1 Coríntios 2:9] A linguagem humana não é adequada para descrever a recompensa dos justos. Será conhecida apenas dos que a contemplarem. Nenhum espírito finito pode compreender a glória do Paraíso de Deus. — O grande conflito, pp. 674 e 675.

B. Como Isaías descreve o pacífico ambiente da nova Terra? Isaías 11:6, 7 e 9; 65:25. Por que devemos tentar estabelecer a nós mesmos e nossas famílias em um ambiente com maior semelhança possível ao futuro estado, mesmo aqui e agora? Isaías 32:17.

Repetidas vezes o Senhor tem instruído que nosso povo deve tirar suas famílias das cidades, levando-as para o campo, onde podem produzir suas próprias provisões; pois no futuro o problema de comprar e vender será muito sério. Devemos começar agora a acatar a instrução dada inúmeras vezes: Saiam das cidades para as zonas rurais, onde as casas não são aglomeradas, e onde vocês estarão livres da interferência dos inimigos. — O lar adventista, p. 141.

Minha mensagem é: Tirem as famílias de vocês das cidades. É chegado o tempo em que, conforme Deus abra o caminho, devem as famílias mudar-se para fora das cidades. Os filhos devem ser levados para o campo. Devem os pais procurar um lugar apropriado quanto seus recursos o permitam. [...]

Antes que severo castigo venha sobre os habitantes da Terra, o Senhor convida a todos os que são verdadeiros israelitas a prepararem-se para o acontecimento. Aos pais Ele envia a alarmante advertência: Reúnam seus filhos em suas próprias casas; afastem-nos dos que estão desrespeitando os mandamentos de Deus, que estão ensinando e praticando o mal. Saiam das grandes cidades tão depressa quanto possível. Os pais podem adquirir pequenas propriedades no campo, com terra para cultivo, onde possam ter pomares e onde possam cultivar vegetais e pequenos frutos [...]. Deus ajudará Seu povo a encontrar esses lares fora das cidades. — Ibidem, pp. 139 e 140.


Quarta-feira 28 de dezembro

4. UM LUGAR REAL COM ATIVIDADES GRATIFICANTES

A. Descreva algumas das várias ocupações da nova Terra. Isaías 65:21 e 22. Explique como podemos desfrutar, mesmo agora, de uma antecipação dessas futuras atividades.

Faria muito bem a você pôr de lado seus complicados cuidados, e buscar um retiro no campo, onde não haja tão forte influência para corromper a moral dos jovens. Na verdade, você não ficaria, no campo, inteiramente livre dos aborrecimentos e complicados cuidados; mas evitaria ali muitos males e fecharia a porta ao dilúvio de tentações que ameaçam dominar a mente de seus filhos. [...]

Viver no campo lhes será benéfico [aos filhos]; vida ativa ao ar livre desenvolve a saúde tanto da mente como do corpo. Eles devem ter um jardim para cultivar, onde possam encontrar ocupação agradável e útil. O estudo de plantas e flores tende a melhorar o gosto e o discernimento, enquanto que a familiaridade com a bela e útil criação de Deus tem uma influência enobrecedora e refinadora sobre a mente, levando-a ao Criador e Senhor de todos. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 136.

As montanhas e colinas estão mudando; a Terra está envelhecendo como um vestido; mas a bênção de Deus, que estende para o Seu povo uma mesa no deserto, nunca cessará. — A ciência do bom viver, p. 200.

Muitos relutam em ganhar o pão com o suor do rosto e recusam cultivar o solo. Mas nas profundezas da Terra há bênçãos ocultas para os que têm coragem, disposição e perseverança para ajuntar seus tesouros. Pais e mães que possuem um pedaço de terra e um lar confortável são reis e rainhas. — Fundamentos da educação cristã, pp. 326 e 327.

B. O que mais pode ser dito a respeito da nova Terra? Isaías 64:4.

Ali, quando for removido o véu que obscurece a nossa visão, e nossos olhos contemplarem aquele mundo de beleza de que ora apanhamos lampejos pelo microscópio; quando olharmos às glórias dos céus hoje esquadrinhadas de longe pelo telescópio; quando, removida a mácula do pecado, a Terra toda aparecer “na beleza do Senhor nosso Deus” — que campo se abrirá ao nosso estudo! — Educação, p. 303.

Haverá ali música e cânticos; música e cânticos que ouvidos mortais jamais ouviram nem o espírito humano concebeu [...]. — Ibidem, p. 307.


Quinta-feira 29 de dezembro

5. O FOCO MAIS IMPORTANTE

A. Como o poder e o amor de Deus serão refletidos na nova Terra? Efésios 3:17 e 20.

[Na nova Terra] o amor e simpatias que o próprio Deus plantou na alma, encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. [...]

Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo. — O grande conflito, p. 677.

B. Que grande bênção será experimentada pelos redimidos? Isaías 66:22 e 23. Como podemos nos preparar para isso agora?

E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. — Ibidem, p. 678.

É mais que tempo de consagrarmos as poucas, preciosas horas restantes de nosso tempo de graça a lavar nossas vestes de caráter, e branqueá-las no sangue do Cordeiro, para que possamos pertencer àquele grupo de vestidos brancos que há de estar ao redor do grande trono branco. — Para conhecê-lO, p. 65.


Sexta-feira Dezembro 30

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Como sabemos que todos os remidos estarão contentes com a sua recompensa?

2. Como podemos experimentar ainda hoje as futuras alegrias do Céu?

3. Se iremos depender somente de Deus na grande crise, por que ir para o campo?

4. Como e por que a nova Terra será melhor do que a antiga?

5. À medida que aumenta o nosso conhecimento de Deus, qual será o resultado?

 <<    >>