Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 
Lição 11 Sábado, 10 de dezembro de 2016

Missionários perseverantes

“Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1).

Logo haverá perturbações por todo o mundo. Cumpre que cada qual procure conhecer a Deus. Não temos tempo para esperar. Com zelo e fervor tem que ser dada a mensagem: [são citados os versículos de Isaías 55:1 e 56:1]. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 228.

Estudo adicional:   Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 385-389 (capítulo 44: “O verdadeiro espírito missionário”); Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 14-29 (capítulo 2: “A obra para o tempo atual”). 

Domingo 4 de dezembro

1. PERSEVERANÇA EM MEIO ÀS DIFICULDADES

A. Que mensagem deve ser dada hoje a todos, apesar das circunstâncias difíceis que temos de enfrentar? Isaías 55:1 e 2. Por que Deus permite sobrevir provações à Sua igreja?

Em todas as épocas da igreja, os mensageiros designados por Deus têm sido expostos a dificuldades e perseguições por amor da verdade. Mas aonde quer que o povo de Deus seja forçado a ir, ainda que, como o discípulo amado, sejam expulsos para ilhas desertas, Cristo saberá onde estão, e os fortalecerá e abençoará, enchendo-os de paz e alegria. [...]

O amor de Deus por Sua igreja é infinito. Incessante é o cuidado que tem por Sua herança. Ele não permite que aflição alguma sobrevenha à igreja senão unicamente a que é essencial para sua purificação, seu bem presente e eterno. Purificará Sua igreja assim como purificou o templo no princípio e no fim de Seu ministério na Terra. Tudo que Ele traz sobre a igreja, em forma de provações e aflições, é com o objetivo de fazer Seu povo adquirir mais profunda piedade e mais força para levar a todas as partes do mundo as vitórias da cruz. Para todos Ele tem uma obra a indicar. Tem que haver constante crescimento e progresso. A obra precisa se estender de uma cidade a outra, de um país a outro, de nação a nação, movendo-se constantemente para frente e para cima, estabelecida, fortalecida e firmada. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 227 e 228.


Segunda-feira Dezembro 5

2. LEVANTE-SE E BRILHE!

A. Que luz brilha no coração de todo aquele que dá ouvidos à mensagem evangélica? 2 Coríntios 4:6. Sobre quem e por meio de quem essa luz brilhará hoje? Isaías 9:2; Filipenses 2:15.

Cristo veio ao nosso mundo para revelar o Pai em meio à grosseira escuridão do erro e da superstição que então prevalecia. Os discípulos de Cristo devem representá-lO em sua vida diária, e assim a verdadeira luz do Céu brilhará com raios claros e firmes para o mundo; assim se revelará um caráter inteiramente diferente do caráter que é visto naqueles que não fazem da Palavra de Deus sua guia e norma. Entre as trevas que cobrem o mundo e a grosseira escuridão que envolve o povo, deve ser preservado o conhecimento de Deus. Século após século o caráter puro de Cristo tem sido mal representado pelos que afirmavam crer nEle e na Palavra de Deus. — Testemunhos para ministros, p. 152.

B. De quão vasto alcance é a luz do conhecimento de Cristo e a extensão de Sua glória? Isaías 49:6.

C. Como a glória de Deus será revelada nestes últimos dias? Isaías 60:1 e 2; Mateus 5:16.

A escuridão do falso conceito acerca de Deus é que está envolvendo o mundo. Os homens estão perdendo o conhecimento de Seu caráter. O caráter de Deus tem sido mal compreendido e mal interpretado. Neste tempo deve ser proclamada uma mensagem de Deus, uma mensagem de influência iluminante e capacidade salvadora. O caráter de Deus deve se tornar notório. Deve ser difundida nas trevas do mundo a luz de Sua glória, a luz de Sua benignidade, misericórdia e verdade. — Parábolas de Jesus, p. 415.

Os membros de nossas igrejas podem realizar um trabalho que, por enquanto, mal iniciaram. [...] Mas as famílias que estejam bem firmadas na verdade, uma ou duas numa localidade, devem ir aonde houver oportunidade de ganhar a subsistência, para trabalhar como missionários. [...] Poderão distribuir nossas publicações, realizar reuniões em suas casas, fazer-se amigos dos vizinhos, e convidá-los para frequentarem essas reuniões. Dessa maneira, poderão fazer brilhar sua luz por meio de boas obras. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 245.


Terça-feira 6 de dezembro

3. PREENCHENDO A TERRA COM GLÓRIA!

A. Como Deus descreve o grande e final empenho missionário? Apocalipse 18:1-4. Por que essa obra não pode ser feita por procuração?

Deus tem enviado mensagem após mensagem para despertar nosso povo a fim de fazer alguma coisa. Mas ao chamado: “A quem enviarei?” poucos têm respondido: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8). — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 46.

Muitos mestres religiosos não fazem nada para Cristo através do esforço pessoal. Sentem-se satisfeitos ao ver seus deveres sendo cumpridos por outras pessoas; imaginam que estão fazendo o bem por procuração enquanto exercem uma influência negativa sobre os obreiros. Essas pessoas não possuem aquela fé que opera por amor e purifica a alma. Elas não possuem uma religião genuína inserida em suas atividades diárias regulando todas as ações de suas vidas. Uma viva fé em Cristo se demonstra através de boas ações entre nossas famílias e nossa vizinhança, por uma refletida consideração prática em prol dos pobres, ao visitar e consolar as viúvas e os órfãos em suas aflições, ao manter-nos a nós mesmos incontaminados do mundo, e ao usar nossos recursos e influência para o avançamento da Causa de Deus. Isso não deve ser feito com má vontade ou murmuração, mas de modo espontâneo, com alegria, tal como Jesus quando entregou tudo por nós. — The Signs of the Times, 22 de agosto de 1878.

B. Cite algumas formas pelas quais podemos ser cooperadores de Deus nesta obra. 1 Coríntios 3:9 e 10.

Jamais houve maior necessidade de diligente e abnegado labor na causa de Cristo do que agora, quando as horas do tempo de graça estão rapidamente a se encerrar [...]. Irmãos e irmãs, responderão vocês a esse clamor [macedônico], dizendo: “Faremos tudo ao nosso alcance, tanto em enviar missionários como em dar dinheiro. Renunciaremos a nós mesmos no embelezamento de nossa casa, no adorno de nossa pessoa e na satisfação do apetite? Poremos na causa de Deus o dinheiro que nos foi confiado e nos devotaremos também sem reservas a Sua obra”? [...] Podem assim contribuir com dinheiro para o envio de revistas e livros para os que não têm a luz da verdade. Podem também ajudar a pagar as despesas de alunos que estão se preparando para a obra missionária. Que todo dinheiro que for possível poupar seja posto no banco celeste. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 732 e 733.


Quarta-feira 7 de dezembro

4. ILUMINANDO O POVO

A. Que convite, o qual garante misericórdia, fomos chamados a dar a todas as nações, e como o faremos? Isaías 55:3-5.

Rogo aos integrantes do povo do Senhor que deixem de criticar uns aos outros, e se entreguem à proclamação da verdade para este tempo. [...] Precisamos nos curvar diante de Deus em verdadeira humilhação de alma; pois o dia de nuvens e densas trevas se aproxima rapidamente.

O último grande conflito está diante de nós; mas o socorro chegará a todos que amam a Deus e obedecem à Sua Lei, e a Terra inteira será iluminada com a Sua glória. — The Review and Herald, 19 de abril de 1906.

Esta obra é dada a todos os que têm Cristo crucificado entre eles. Por meio do batismo do Espírito Santo, o povo de Deus fará, sob a intervenção de seu Mestre, a obra que Cristo fez. Eles estão representando a benevolência de Deus em prol do nosso mundo. Participantes da natureza divina, eles não somente salvarão suas próprias almas por meio da fé em Jesus, mas Cristo diz acerca deles: “Sois cooperadores juntamente com Deus”. Como Suas testemunhas, Ele deu a cada um a sua obra. Como Seus representantes, eles devem levar ao mundo a mensagem de convite e misericórdia.

Cristo ordena Seus discípulos a exaltarem o Redentor do mundo. Eles devem ter um senso de sua obrigação ao dedicar suas capacidades à obra de ganhar almas para o evangelho dAquele que tem feito um sacrifício tão amplo para a iluminação e recuperação do mundo. — The Review and Herald, 22 de março de 1898.

B. O que deve ser lembrado pelos que estão buscando compartilhar a luz da verdade presente diretamente da Palavra de Deus? Isaías 55:9-11.

O plano de se darem estudos bíblicos foi uma ideia de origem celestial. Muitos há, tanto homens como mulheres, que se podem empenhar nesse ramo de obra missionária. Podem-se assim desenvolver obreiros que se tornem poderosos homens de Deus. Por este meio a Palavra de Deus tem sido proporcionada a milhares; e os obreiros são postos em contato pessoal com o povo de todas as línguas e nações. A Bíblia é introduzida nas famílias, e suas sagradas verdades encontram guarida na consciência. Os homens são solicitados a ler, examinar e julgar por si mesmos, e devem sentir a responsabilidade de receber ou rejeitar a iluminação divina. Deus não há de permitir que essa preciosa obra em Seu favor fique sem recompensa. Coroará de êxito todo o esforço humilde feito em Seu nome. — Serviço cristão, p. 141.


Quinta-feira 8 de dezembro

5. ERGUE-SE A BANDEIRA DIVINA

A. Quando o inimigo nos oprime, tentando levar-nos ao desânimo em nossos esforços para alcançar almas, o que Deus fará por nós? Isaías 59:19.

B. Que atitude mental nos permitirá continuar em meio a circunstâncias difíceis? Isaías 50:7.

Em minha juventude, decidi que se eu permitisse a mim mesma ser controlada pelas circunstâncias, minha vida seria um fracasso. Acerquei-me de tudo o que considerava um dever, mesmo que o ambiente fosse contra mim. Meu pai frequentemente dizia: “Ellen, se fosse seu dever ir a determinado lugar, isso se tornaria tão claro que você não teria nenhuma dúvida sobre o assunto. Em consideração à sua juventude e fraqueza, o Senhor lhe dará uma clara evidência de seu dever; e Ele lhe dará forças para cumpri-lo sem dificuldades”. “Mas papai”, disse eu, “se dificuldades surgirem, devo chamar uma maior determinação para enfrentá-los e, ao fazer isso, ganharei uma preciosa experiência que me ajudará a usar sabiamente os dons intelectuais confiados ao meu cuidado”.

Eis uma obra que cada um de nós deve fazer. Nunca vi ou senti o valor das almas como sinto neste instante. Como podemos perceber a importância da obra de salvação? Comparado ao valor da alma, todo o resto afunda na insignificância. Este mundo e suas riquezas, esta vida e sua felicidade são de pouca importância quando comparados à alegria de uma alma eternamente salva. Até que tenhamos ideias claras e distintas quanto ao que aquela alma irá desfrutar quando estiver salva no reino da glória; até que compreendamos plenamente o valor de uma vida que se mede com a vida de Deus; até que possamos compreender plenamente as riquezas contidas na recompensa reservada àqueles que superaram e conquistaram a vitória — não podemos conhecer ou compreender o inestimável valor de uma alma. — The Review and Herald, 25 de março de 1880.


Sexta-feira 9 de dezembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Como podemos ser perseverantes em nossa obra missionária hoje?

2. Como os leigos podem fazer uma tremenda obra espalhando a verdade?

3. Como podemos ouvir atentamente o clamor macedônico?

4. Como a genuína religião opera na vida?

5. Quando o mundo e seus tesouros perderão seu significado para nós?

 <<    >>