Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 
Lição 7 Sábado, 12 de novembro de 2016

As lutas do remanescente

“Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a Minha Lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias” (Isaías 51:7).

A Lei de Deus ficará inteiramente reivindicada. Ver-se-á que todo o trato de Deus foi orientado com referência ao bem eterno de Seu povo, e ao bem de todos os mundos que Ele criara. — Patriarcas e profetas, pp. 338 e 339.

Estudo adicional:   O maior discurso de Cristo, pp. 117-119 (capítulo 5: “A oração do Senhor”); Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 121-143 (capítulo 16: “Apelo a um reavivamento”). 

Domingo 6 de novembro

1. TEMPOS DE PROVA PARA O JUSTO

A. No tempo de Isaías, que eventos ocorreram em Judá durante o reinado de Manassés? 2 Reis 21:16; 2 Crônicas 33:9-11.

O reino de Judá, [...] foi uma vez mais para o declínio durante os longos anos do ímpio reinado de Manassés, quando o paganismo foi reavivado, e muitos dentre o povo foram levados à idolatria. [...] A gloriosa luz de gerações anteriores fora seguida pelas trevas da superstição e do erro. Graves males brotaram e floresceram — a tirania, a opressão, o ódio a tudo que era bom. A justiça foi pervertida e prevaleceu a violência.

Apesar dos maus tempos, não ficaram sem testemunhas para Deus e pelo direito. As experiências difíceis pelas quais Judá havia passado em segurança durante o reinado de Ezequias tinham desenvolvido no coração de muitos uma inflexibilidade de caráter que agora servia como baluarte contra a iniquidade predominante. Seu testemunho em favor da verdade e da justiça despertou a ira de Manassés e seus associados em autoridade, os quais se esforçavam por se estabelecerem na prática do mal pelo silenciar toda voz de desaprovação [é citado o versículo de 2 Reis 21:16].

Um dos primeiros a cair foi Isaías, que durante mais de meio século estivera perante Judá como mensageiro apontado por Jeová. — Profetas e reis, pp. 381 e 382.


Segunda-feira 7 de novembro

2. O SENHOR PODEROSO PARA SALVAR

A. O que deveríamos aprender com o arrependimento do rei Manassés? 2 Crônicas 33:12 e 13; 2 Pedro 3:9.

No caso de Manassés, o Senhor nos dá um exemplo do Seu modo de atuação [são citados os versículos de 2 Crônicas 33:9-13].

O Senhor tem falado muitas vezes ao Seu povo em tom de advertência e reprovação. Ele tem Se revelado em misericórdia, amor e bondade. Ele não deixou Seu povo errante à vontade do inimigo, mas tem manifestado muita paciência para com eles, mesmo durante o tempo de obstinada apostasia. Mas após vários apelos inúteis, Ele prepara a vara de punição. Que compassivo amor tem sido exercido para com o povo de Deus! O Senhor poderia ter eliminado em seus pecados os que trabalhavam em oposição a Ele, mas não o fez. Sua mão ainda está estendida. Temos razões para agradecer a Deus por ainda não ter retirado o Seu Espírito daqueles que se recusam a andar em Seus caminhos. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1132.

B. Após Deus ter usado Babilônia para punir o apóstata Israel, e em seguida ter usado a Medo-Pérsia para destruir Babilônia, como Ele prometeu libertar Seu povo após o período de punição? Isaías 44:24 e 28; 45:1-6 e 13.

Mais de um século antes do nascimento de Ciro, a Inspiração lhe fizera menção do nome, e providenciara um registro da precisa obra que ele faria tomando Babilônia, estando esta despercebida, e preparando o caminho para a libertação dos filhos do cativeiro. Por intermédio de Isaías havia sido dito: [são citados os versículos de Isaías 45:1-3]. — Profetas e reis, p. 551.

C. Como essa profecia foi cumprida? Esdras 1:1-4; 6:3-5. Que princípio este fato nos deve lembrar? Números 11:23.

O Senhor tem recursos. Sua mão está em atividade. Ao chegar a época para a reconstrução do Seu templo, o Senhor impressionou a Ciro como Seu instrumento, para discernir as profecias que se referiam a ele, e conceder ao povo judeu a liberdade. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1175.


Terça-feira 8 de novembro

3. REFORMA VERDADEIRA E PERDURÁVEL

A. Que restauração espiritual profetizada para nossos dias foi simbolizada pela que ocorreu na época de Neemias? Isaías 61:4; 58:12 e 13.

A restauração espiritual de que a obra levada a efeito nos dias de Neemias era um símbolo, é esboçada nas palavras de Isaías: [são citados os versículos de Isaías 61:4; 58:12].

O profeta descreve aqui um povo que, em tempo de geral abandono da verdade e da justiça, está procurando restaurar os princípios que são o fundamento do reino de Deus. São os reparadores das brechas que têm sido feitas na Lei de Deus — o muro posto em torno dos Seus escolhidos para a sua proteção; preceitos de justiça, verdade e pureza, cuja obediência é para sua perpétua salvaguarda.

Em palavras de importante significado, o profeta apresenta a obra específica desse remanescente que edifica o muro. “Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da Terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58:13 e 14).

No tempo do fim, toda instituição divina deve ser restaurada. A brecha feita na Lei quando o sábado foi mudado pelo homem, deve ser reparada. — Profetas e reis, pp. 677 e 678.

B. Por que é tão importante ter uma boa base para a obra de reforma? Salmos 11:3. Como isso se aplica à nossa obra atual de preparo para o retorno do Senhor? Mateus 3:9 e 10; 17:11.

O remanescente de Deus, em pé diante do mundo como reformadores, deve mostrar que a Lei de Deus é o fundamento de toda reforma perdurável, e que o sábado do quarto mandamento deve permanecer como memorial da criação, uma lembrança constante do poder de Deus. De maneira clara e distinta devem apresentar a necessidade de obediência a todos os preceitos do decálogo. Constrangidos pelo amor de Cristo, devem cooperar com Ele na reconstrução dos lugares assolados. Devem ser reparadores das roturas, e restauradores de veredas para morar (Isaías 58:12). — Ibidem, p. 678.


Quarta-feira 9 de novembro

4. SEGUINDO AVANTE!

A. Quão humildes devemos ser em nossos esforços em prol de outras pessoas? Lucas 17:10; Gálatas 6:1; Isaías 51:1.

Temos de guiar o povo ao longo do caminho de forma gradual e paciente, lembrando-nos da profundeza do abismo de onde fomos erguidos. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 21.

B. Que promessas dadas aos filhos espirituais de Abraão são também garantidas a nós hoje? Isaías 51:2 e 3; Gálatas 3:28 e 29.

O povo de Deus tem diante de si uma poderosa obra, obra esta que deve continuar a elevar-se a maior preeminência . Nossos esforços nos ramos missionários devem tornar-se muito mais extensos. [...]

A vinha abrange o mundo todo, e todas as suas partes devem ser atingidas. Há lugares que são agora um deserto moral; e estes deverão tornar-se como o jardim do Senhor. Os lugares incultos da Terra deverão ser cultivados, para que possam brotar e florescer como a rosa. Novos territórios deverão ser trabalhados por homens inspirados pelo Espírito Santo. Novas igrejas devem ser estabelecidas e novas congregações organizadas. Nesta época deve haver representantes da verdade presente em cada cidade e nas mais remotas partes da Terra. A Terra toda deve ser iluminada com a glória da verdade de Deus. A luz deve resplandecer em todas as terras e povos. E é daqueles que receberam a luz que ela deve resplandecer. A estrela d’Alva raiou sobre nós, e devemos projetar sua luz no caminho dos que andam em trevas.

Uma crise acha-se precisamente diante de nós. Devemos agora, pelo poder do Espírito Santo, proclamar as grandes verdades para estes últimos dias. Não levará muito tempo para que todos tenham ouvido a advertência e tomado sua decisão. Então virá o fim.

E a essência mesma de toda fé perfeita consiste em agir bem, no devido tempo. Deus é o grande Obreiro por excelência, e por Sua providência prepara o caminho para que Sua obra se cumpra. Ele provê oportunidades, estabelece esferas de influência e condutos para as atividades. Se Seu povo estiver atento às indicações de Sua providência, e se dispuser a cooperar com Ele, verá cumprido um grande trabalho. [...] Nossa obra é reformatória, e é o propósito de Deus que a excelência da obra em todos os ramos seja uma lição objetiva para o povo. — Ibidem, vol. 6, pp. 23-25.


Quinta-feira 10 de novembro

5. NÃO NOS DEIXEMOS DESVIAR!

A. O que ocorre quando as pessoas rejeitam a Palavra de Deus com o objetivo de promover seus próprios interesses? Isaías 50:11; João 12:48; 2 Tessalonicenses 2:11.

O Senhor me tem mostrado que aqueles que foram cegados em qualquer medida pelo inimigo, e que ainda não se recuperaram completamente da armadilha de Satanás, estarão por sua conta e risco porque não podem discernir a luz do Céu, e estarão inclinados a aceitar uma mentira. Isso afetará todo o teor de seus pensamentos, decisões, propósitos e conselhos. As evidências dadas por Deus não representam nada para eles, porque seus próprios olhos estão cegados pelo fato de terem escolhido as trevas em preferência à luz. Então eles produzirão algo que chamam “luz”, mas que o Senhor considera faíscas acesas por eles mesmos, pelas quais devem orientar seus passos. [...]

As palavras que o Senhor enviou serão rejeitadas por muitos, e as palavras proferidas pelo homem serão aceitas como luz e verdade. A sabedoria humana só irá afastar da consagração e da abnegação, e produzirá muitas coisas que tornarão sem efeito as mensagens de Deus. Não podemos, com qualquer segurança, depender de homens que não estão em íntima ligação com Deus. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, pp. 1146 e 1147.

B. Que aspecto essencial devemos ter em mente nesta obra? 1 Coríntios 14:8.

Levante-se a igreja e arrependa-se de suas prevaricações diante de Deus. Levantem-se os vigias, e deem à trombeta um sonido certo. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 126.


Sexta-feira 11 de novembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Quão profundamente o rei Manassés mergulhou no abismo da impiedade?

2. Cite exemplos que revelam a enorme longanimidade de nosso Redentor.

3. Muitos professam ser reformadores — mas qual é o alicerce divino para a verdadeira reforma?

4. Qual é a mais importante tarefa que deve ser ativamente buscada hoje?

5. Especifique os tipos de problemas que levam as pessoas a se desviarem da verdade.

 <<    >>