Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 
Lição 12 Sábado, 17 de dezembro de 2016

Triunfo final

“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (Atos 4:33).

Nesta mesma hora Seu Espírito e Sua graça se acham à disposição de todos quantos deles necessitam e creem em Sua Palavra. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 20.

Estudo adicional:   Atos dos apóstolos, pp. 47-56 (capítulo 5: “O dom do Espírito”); Parábolas de Jesus, pp. 415-421 (capítulo 29: “A recompensa merecida”). 

Domingo 11 de dezembro

1. TESTEMUNHANDO COM PODER

A. Descreva a experiência da primitiva igreja após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Atos 2:16 e 17; 4:33.

[À época dos primeiros apóstolos] centenas proclamavam a mensagem: “O reino de Deus está próximo” (Marcos 1:15). Não podiam ser impedidos nem intimidados por ameaças. O Senhor por eles falava; e, aonde quer que fossem, os doentes eram curados e aos pobres era pregado o evangelho.

De uma maneira tão poderosa como essa Deus pode atuar quando os homens se entregam ao controle de Seu Espírito! — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 20.

B. Que profecia terá um cumprimento mais completo nestes últimos dias? Isaías 60:3-5.

Quando o povo de Deus se separar tão completamente do mal que Ele possa fazer repousar sobre eles em rica medida a luz do Céu, e esta se refletir deles para o mundo, então se cumprirá mais plenamente do que jamais fora antes, a profecia de Isaías: [são citados os versículos de Isaías 60:3-5]. — Nos lugares celestiais, p. 313.

Ponham de parte os cristãos toda dissensão, e entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e virá. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a “chuva temporã”, e glorioso foi o resultado. Porém, a chuva serôdia será mais abundante. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 21.


Segunda-feira 12 de dezembro

2. OS TEMPOS DO REFRIGÉRIO

A. Que reconfortante promessa de reavivamento e refrigério Oséias deu sob a figura das chuvas temporã e serôdia? Oséias 6:1-3.

B. Quais são as condições para o recebimento dos prometidos “tempos do refrigério” — o completo derramamento do Espírito Santo no poder da chuva serôdia? Atos 3:19-21.

A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. Eis aí “os tempos do refrigério” que o apóstolo Pedro esperava quando disse: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo” (Atos 3:19 e 20). — O grande conflito, pp. 611 e 612.

Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus. Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo do “refrigério” e da “chuva serôdia” os habilitasse para estar em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Oh! quantos vi eu no tempo de angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação, e portanto não podiam receber o refrigério que todos precisam ter para os habilitar a viver à vista de um Deus santo. — Primeiros escritos, p. 71.

C. A fim de receber o poder sem medida do Espírito Santo, que obra deve ser feita em nosso favor e através de nós? Isaías 43:25; 44:22.

Podemos reclamar a bendita promessa, “Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem” (Isaías 44:22). “Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados” (Lucas 7:47). Ó, quão preciosa e refrescante é a luz do Sol do amor de Deus! O pecador pode olhar à sua vida manchada pelo pecado e dizer: “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu [...]”. “[...] Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 8:34; 5:20). Cristo, o Restaurador, implanta um novo princípio de vida na alma, e essa planta cresce e produz frutos. A graça de Cristo purifica ao mesmo tempo em que perdoa, e prepara homens para a santidade do Céu. Estamos a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus até alcançarmos a plena estatura de homens e mulheres em Cristo. — The Review and Herald, 14 de julho de 1891.


Terça-feira 13 de dezembro

3. AS VESTES DA SALVAÇÃO

A. Mesmo que nos sintamos indignos, que garantia temos de que o Senhor nos aceitará quando nos achegarmos arrependidos a Ele? Isaías 61:10.

Não dê ouvidos à sugestão do inimigo, de permanecer afastado de Cristo até que se faça melhor, até que você seja bastante bom para ir a Deus. Se esperar até lá, nunca você irá a Ele. Se Satanás apontar às suas vestes imundas, repita a promessa de Jesus: “O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). [...] Na bela profecia de Zacarias, o sumo sacerdote Josué, que estava em pé diante do anjo do Senhor, com vestimentas imundas, representa o pecador. E o Senhor disse: “Tirai-lhe estas vestes sujas. E a ele lhe disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de vestes novas. [...] E puseram uma mitra limpa sobre sua cabeça e o vestiram de vestes” (Zacarias 3:4 e 5). Assim Deus o vestirá de “vestes de salvação”, e o cobrirá com o “manto da justiça” (Isaías 61:10). — Parábolas de Jesus, pp. 205 e 206 (capítulo 16: “A reabilitação do homem”).

B. O que está prestes a ocorrer sob o poder do Espírito Santo na chuva serôdia? Isaías 61:11; Joel 2:23, 28-31.

Não esperemos que a chuva serôdia chegue até nós. Ela chegará a todos os que reconhecem e se apropriam do orvalho e dos chuveiros de graça que caem sobre nós. Quando reunirmos os fragmentos de luz; quando apreciarmos as fiéis misericórdias de Deus, que ama os que nEle confiam, então todas as promessas serão cumpridas. “Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Jeová fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações” (Isaías 61:1).

O tempo de prova está exatamente diante de nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados. Este é o princípio da luz do anjo cuja glória há de encher a Terra. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 984.

Sei que se deve fazer uma obra em favor do povo, ou muitos não estarão preparados para receber a luz do anjo que foi enviado do Céu para iluminar toda a Terra com a sua glória. Vocês não devem esperar ser encontrados como vasos de honra no tempo da chuva serôdia, para receber a glória de Deus, se têm entregue suas almas à vaidade, falando coisas perversas e alimentado em segredo as raízes da amargura. — Manuscript Releases, vol. 1, p. 175.


Quarta-feira Dezembro 14

4. PREPARAÇÃO PARA A CHUVA SERÔDIA

A. Como devemos preparar nossos corações para participarmos da chuva serôdia? Joel 2:12-14; Oséias 10:12.

Deus conduz avante Seu povo, passo a passo. Leva-os a diferentes pontos, destinados a manifestar o que está no coração. Alguns resistem em um ponto, mas caem no seguinte. A cada ponto mais adiante, o coração é experimentado e provado um pouco mais de perto. Se o professo povo de Deus nota que seu coração está contrário a esta incisiva obra, isto os deve convencer de que têm alguma coisa a fazer a fim de vencer, já que não querem ser vomitados da boca do Senhor. Disse o anjo: “Deus atuará mais e mais rigorosamente a fim de experimentar e provar cada um entre Seu povo”. Alguns recebem prontamente um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto mais difícil, recuam diante dele e ficam para trás, pois pensam que isto golpeia diretamente algum ídolo acariciado. Aí eles têm oportunidade de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Amam alguma coisa mais do que a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a fim de ver se estão dispostos a sacrificar seus ídolos e ouvir o conselho da Testemunha Verdadeira. Caso alguém não seja purificado pela obediência à verdade, e vença o egoísmo, o orgulho e as más paixões, os anjos de Deus têm a recomendação: “Estão entregues a seus ídolos; deixem-nos” (Oséias 4:17), e eles passarão adiante à sua obra, deixando essas pessoas com seus traços pecaminosos não subjugados, ao comando dos anjos maus. Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação. — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 187.

B. Além de um profundo exame de coração e arrependimento genuíno, que outros deveres temos em relação à chuva serôdia? Mateus 5:6; Zacarias 10:1.

Por que não temos fome nem sede do dom do Espírito, visto como é esse o meio pelo qual haveremos de receber poder? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a Seu respeito? — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 22.

Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. — A fé pela qual eu vivo, p. 333.

Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento sem medida de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus. — The Review and Herald, 21 de julho de 1896.


Quinta-feira 15 de dezembro

5. ESFORÇANDO-SE PARA RECEBER O SELO DA APROVAÇÃO DE DEUS

A. Qual deve ser o principal foco de todo seguidor de Cristo? Por que isso é tão necessário? Apocalipse 3:5; 7:1-4, 13 e 14; 2 Coríntios 7:1.

O selo do Deus vivo só será colocado sobre os que têm um caráter semelhante ao caráter de Cristo. — The Review and Herald, 21 de maio de 1895.

Quando nos tornarmos filhos de Deus, nossos nomes são escritos no livro da vida do Cordeiro, e eles permanecerão ali até o tempo do juízo investigativo. Então o nome de todo indivíduo será chamado, e seus registros examinados por Aquele que declara: “Conheço as tuas obras”. Se for verificado naquele dia que não nos arrependemos de todos os nossos perversos atos, nossos nomes serão riscados do livro da vida e nossos pecados permanecerão contra nós. Se o crente professo se torna autoconfiante, se em palavra ou pensamento ele quebra o menor preceito da Lei de Deus, acaba por representar mal a Jesus, e no juízo serão pronunciadas as terríveis palavras: “Riscarei o seu nome do livro da vida, pois ele é um obreiro da iniquidade”. Porém, o Pai Se compadece da alma temente a Deus que desconfia de si mesma; e ainda que seja assediada por tentações e dúvidas, Jesus pleiteia por ela e confessa seu nome diante do Pai e dos santos anjos. — The Signs of the Times, 6 de agosto de 1885.

Mas os que esperam contemplar uma transformação mágica em seu caráter sem resoluto esforço de sua parte, para vencer o pecado, esses serão decepcionados. Não temos motivo para temer, enquanto olharmos a Jesus; razão alguma para duvidar de que Ele seja capaz para salvar perfeitamente a todos os que a Ele se chegam; mas podemos, sim, temer constantemente que nossa velha natureza de novo alcance a supremacia, que o inimigo elabore alguma cilada pela qual nos tornemos outra vez cativos seus. [...] Como a cera toma a impressão do sinete, assim deve a alma tomar a impressão do Espírito de Deus e reter a imagem de Cristo. — Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 336 e 337.


Sexta-feira 16 de dezembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Que resultados podem ser aguardados sob o poder da chuva serôdia?

2. Somente quem pode receber o selo do Deus vivo?

3. O que nos impede de receber a chuva serôdia?

4. O que precisamos alcançar a fim de receber a chuva serôdia?

5. Quando o assunto é vencer o pecado, que devemos temer?

 <<    >>