Back to top

Sabbath Bible Lessons

Reflexões sobre o livro de Isaías (parte II)

 <<    >> 
Lição 9 sábado, 26 de novembro de 2016

Chamados para testemunhar

“Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7).

Ao comunicarmos a outros a graça que recebemos, somos feitos participantes das ricas bênçãos de Deus. — The Review and Herald, 25 de fevereiro de 1909.

Estudo adicional:   Testemunhos para a igreja, vol. 7, pp. 9-24 (capítulo 1: “A obra de salvar almas”). 

Domingo 20 de novembro

1. REVIVENDO NOSSO AMOR PELA VERDADE

A. Quando tentados a desperdiçar nosso tempo em atividades egoístas ou assuntos triviais , o que deveríamos considerar? Isaías 55:6 e 7; Hebreus 3:12 e 13.

Irmãos e irmãs: Busquem o Senhor, enquanto pode ser achado. Aproxima-se a hora em que os que desperdiçaram o tempo e as oportunidades se lamentarão de não haverem buscado a Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 106 e 107.

B. Por que é tão importante o estudo da palavra de Deus hoje? Amós 8:11 e 12. Que efeito terá sobre nós o estudo pessoal da Bíblia? João 8:31 e 32; João 17:17.

Os que estudam a Bíblia, se achegam a Deus e confiam em Cristo serão habilitados a agir sensatamente em todas as ocasiões e circunstâncias. Os bons princípios serão exemplificados na vida diária. Apenas permitam que a verdade para este tempo seja cordialmente recebida e se torne a base do caráter, e ela produzirá uma firmeza de propósito que as seduções do prazer, a instabilidade dos costumes, o desprezo dos amantes do mundo e os clamores do próprio coração por condescendência pessoal são incapazes de alterar. A consciência precisa primeiro ser esclarecida, e a vontade tem de ser subjugada. O amor à verdade e à justiça deve reinar no coração, e então o resultado será um caráter com a aprovação do Céu. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 43.


Segunda-feira 21 de novembro

2. REVIVENDO NOSSO AMOR POR CRISTO E PELAS OUTRAS PESSOAS

A. O que o constrangedor amor de Deus nos levará a fazer? 2 Coríntios 5:14 e 15.

Se o amor de Deus está no coração, certamente será revelado em terno amor para com os outros. O Senhor é honrado por nossos atos de misericórdia, pelo exercício de compenetrada consideração pelos desafortunados e angustiados. As viúvas e os órfãos necessitam de algo mais do que nossa caridade. Necessitam de simpatia, cuidado, palavras de compaixão e da mão amiga que os coloque onde possam aprender a ajudar-se a si mesmos. Toda obra feita em prol dos que necessitam de auxílio é como se fosse feita ao próprio Cristo. Ao buscarmos saber como ajudar o desafortunado, devemos estudar a maneira pela qual Cristo trabalhou. Ele não recusou trabalhar pelos que cometiam erros; Suas obras de misericórdia foram realizadas em favor de todas as classes, justas ou injustas. Sem fazer diferença, Ele curou enfermos e proferiu palavras de instrução. — The Signs of the Times, 14 de julho de 1909.

B. Quando este motivo está ausente, que chamado ao arrependimento devemos aceitar, e por quê? Apocalipse 2:4 e 5.

Meu irmão, minha irmã, o que estão fazendo por Cristo? Estão procurando ser uma bênção para outros? Estão seus lábios pronunciando palavras de bondade, simpatia e amor? Estão empregando esforços sinceros para ganhar outros para o Salvador?

É um mistério que não haja centenas de pessoas trabalhando onde hoje vemos apenas uma. O universo celestial se acha pasmo diante da apatia, da frieza, da indiferença daqueles que professam ser filhos e filhas de Deus. Durante anos o trabalho tem sido mantido diante de nós, mas muitos estão a dormir. — The Review and Herald, 7 de agosto de 1913.

C. Como nossas primeiras experiências na obra missionária podem melhorar nossa espiritualidade na igreja?

Todo o afastamento do verdadeiro esforço missionário, toda a falta em alimentar o espírito missionário, tem repercutido na igreja, e tem havido um declínio da espiritualidade. Mas todo o esforço fervoroso que se tem feito nos ramos missionários, tem trazido à igreja saúde espiritual, e não somente tem aumentado seu número de membros, mas lhe tem aumentado o santo zelo e alegria. — Testemunhos para ministros, pp. 205 e 206.


Terça-feira 22 de novembro

3. RESULTADOS COMPENSADORES

A. Que palavras encorajadoras ilustram a gratidão que os ouvintes da mensagem irão dedicar aos mensageiros? Isaías 52:7.

[Deus] quer que organizem reuniões para as pessoas que não pertencem à igreja, de maneira que aprendam as verdades desta última mensagem de advertência. Lugares há onde serão recebidos com júbilo, onde as pessoas lhes agradecerão por terem recebido sua ajuda. Que Deus os ajude a dedicarem-se como nunca antes foi feito.

Comecemos a trabalhar com aqueles que ainda não receberam iluminação. [...] O que precisamos é de fé viva, fé para proclamar sobre o sepulcro aberto de José que temos um Salvador vivo, que irá adiante de nós e trabalhará conosco. Deus fará o trabalho, se Lhe fornecermos os instrumentos. Deve haver entre nós muito mais oração e muito menos espírito de incredulidade. Devemos cada vez mais erguer perante o mundo as normas. Precisamos lembrar que, ao proclamarmos liberdade aos cativos e darmos o Pão da vida aos famintos, Cristo estará sempre ao nosso lado. Ao nos mantermos alerta para a urgência e importância de nossa obra, a salvação divina será revelada de maneira muito notável.

Deus nos ajude a revestir-nos da armadura e a agir com fervor como se valesse a pena salvar homens e mulheres. Busquemos nova conversão. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 107.

B. O que ocorrerá quando unirmos as mãos em prol desse grande ideal? Isaías 52:8 e 15.

O Senhor está conclamando o Seu povo a envolver-se em diferentes tipos de trabalho missionário. Os que se acham nos caminhos e valados devem ouvir a salvadora mensagem do evangelho. Os membros devem realizar trabalho evangelístico nos lares dos amigos e vizinhos que ainda não receberam completa evidência da verdade. — Refletindo a Cristo, p. 202.

Se ensinarmos a verdade tal como é em Jesus, então será transmitida no espírito do verdadeiro Educador; não teremos várias opiniões, nem nos agarraremos às nossas próprias ideias com tenacidade, mas haverá concordância mútua. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 914.


Quarta-feira 23 de novembro

4. ATENDENDO AO CHAMADO PARA DESPERTAR

A. Como o chamado do apóstolo Paulo lembra o chamado de Isaías para o serviço? Romanos 10:13-15.

[A vida de Cristo] foi uma lição de desinteressado serviço, a qual deve ser nosso livro de estudo. Os seres humanos não têm o direito de pensar que há um limite para os esforços que empregam na obra de salvar almas. Será que Cristo já Se cansou de Sua obra? Alguma vez Ele recuou diante do sacrifício e sofrimento? Os membros da igreja devem empreender os mesmos esforços contínuos e perseverantes que Ele empregava. — The Review and Herald, 7 de agosto de 1913.

B. Precisamos aguardar um decreto governamental ou uma resolução da Conferência Geral a fim de despertarmos? Se não, por quê? Romanos 13:11-14; 1 Tessalonicenses 5:4-8.

A Terra inteira deve ser iluminada com a glória da verdade de Deus. O Senhor não encerrará o tempo de graça até que a mensagem de advertência seja mais claramente proclamada. A trombeta deve dar um sonido certo. A Lei de Deus dever ser engrandecida e suas reivindicações devem ser apresentadas em seu verdadeiro, sagrado caráter; que o povo possa ser levado a se decidir a favor ou contra a verdade. [...]

Há muito tempo você tem esperado pelos eventos maravilhosos, surpreendentes que terão lugar pouco antes da vinda do Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Agora eu pergunto: você está preparado para dar à trombeta um sonido certo? Você sabe se está ligado a Deus, vivendo à luz da Sua face? Quem pode sentir, dia após dia, que é coparticipante da honra de Cristo na execução do plano do Senhor para a redenção dos homens? A melhor forma de manter a própria alma no amor de Deus é tornar-se um trabalhador diligente em prol da salvação de outros. [...]

Todo o Céu, se eu posso usar a expressão, está esperando com impaciência por homens que cooperem com os divinos agentes na obra em prol da salvação de almas (é citado Isaías 52:7). Quem se erguerá e brilhará porque a luz veio, e a glória do Senhor tem nascido sobre eles? Quem se tem unido ao Senhor em santo concerto, tornando-se um conduto para a comunicação de luz celestial e graça ao nosso mundo? — General Conference Daily Bulletin, 28 de janeiro de 1893.


Quinta-feira 24 de novembro

5. FAZENDO UMA BOA CONFISSÃO

A. Que confissão precisamos fazer enquanto ainda temos tempo de graça? Isaías 45:23; Romanos 14:11; 10:9 e 10.

Não perca tempo; confesse a Cristo sem demora. É o Espírito Santo, o Consolador, o Espírito da verdade que dá testemunho de Cristo. Jesus disse: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” (Atos 1:8).

Entristecer o Espírito Santo, o qual deseja torná-lo uma testemunha de Cristo, é algo terrível. Você não saberá quando estiver entristecendo o Espírito pela última vez. O Espírito Santo não age no coração humano forçando-o a se entregar a Cristo ou obrigando-o a submeter sua consciência, mas brilha nos recessos da mente a fim de convencê-lo do pecado e atraí-lo para a justiça. Se você não confessar agora a Cristo, chegará o tempo em que fará a confissão por causa do sentimento das grandes coisas que perdeu. Por que, então, não confessar agora a Cristo, enquanto a voz da misericórdia o está convidando? — The Youth’s Instructor, 1º de agosto de 1895.

B. Quando confessarmos a Cristo como nossa Fonte de força e justiça, que efeito isso terá sobre nossos esforços missionários? Isaías 45:24 e 25.

De modo especial a verdade se adapta às necessidades de cada coração humano. À medida que os filhos de Deus compreenderem a capacidade do Senhor em suprir suas necessidades, eles se aproximarão das almas que estão perecendo em pecado para lhes atender às necessidades. Deus aceitará todos os que exercem fé nEle e se tornam praticantes de Sua palavra. — The Review and Herald, 12 de agosto de 1909.


Sexta-feira 25 de novembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Por que é importante sabermos o que é a verdade?

2. O que acontecerá à nossa espiritualidade se não conseguimos realizar a obra missionária?

3. Quando buscamos compartilhar a Cristo, em quem concentraremos, a princípio, nossa atenção?

4. Que exemplo Cristo deu na vida diária — e como podemos imitá-lO?

5. Como minha confissão pessoal de Cristo pode ser um testemunho mais eficaz?

 <<    >>