Back to top

Sabbath Bible Lessons

A verdadeira reforma – ontem e hoje

 <<    >> 
Lição 9 Sábado, 27 de fevereiro de 2016

A mensagem a Laodiceia

“Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” (Apocalipse 3:18)

Todos precisamos agora buscar ao Senhor. O povo de Deus não resistirá à prova a menos que haja um reavivamento e uma reforma. O Senhor não deixará entrar nas mansões que está preparando para o justo, uma alma que é autossuficiente. — Testemunhos para a igreja, vol. 7, p. 285.

Estudo adicional:   The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, pp. 961–967. 

Domingo 21 de fevereiro

1. A CONDIÇÃO DE LAODICEIA

a. Que atitude predomina no professo mundo cristão hoje? Isaías 4:1.

b. Qual é a perigosa condição da igreja de Cristo durante o período de Laodiceia? Apocalipse 3:17.

“Há muitos que se orgulham de suas riquezas espirituais, seu conhecimento da verdade, e estão vivendo em culposo autoengano. Quando os membros da igreja se humilharem zelosamente diante de Deus — não numa ação tímida ou sem vida — o Senhor os receberá. — The Review and Herald, 23 de dezembro de 1890.

Cristo não pode aceitar os nomes dos que estão satisfeitos em sua própria autossuficiência. Não pode intervir em favor de um povo que não sente necessidade de Seu auxílio, que afirma conhecer e possuir tudo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 964.


Segunda-feira 22 de fevereiro

2. O INCISIVO TESTEMUNHO A LAODICEIA

a. Que denúncia surpreendente Cristo faz ao Seu povo professo? Apocalipse 3:15 e 16.

“A mensagem à igreja de Laodiceia é uma denúncia surpreendente, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente. — The Review and Herald, 16 de setembro de 1873.

b. Que mensagem concebida para corrigir essa condição foi rejeitada em 1888 na Conferência Geral realizada em Mineápolis ? Apocalipse 3:18; 18:1.

“A mensagem a nós transmitida por A. T. Jones e E. J. Waggoner é a mensagem de Deus para a igreja de Laodiceia, e ai de quem professa crer na verdade e ainda não reflete a outros os raios de luz procedentes de Deus. — Manuscript Releases, vol. 15, p. 92.

A mensagem e os mensageiros não foram aceitos, mas desprezados. Como eu desejava que as pessoas grandemente necessitadas da mensagem do amor divino ouvissem a batida de Cristo à porta do coração e deixassem o Convidado Celestial entrar. Mas no coração de alguns, Jesus tem batido em vão. Os que rejeitaram a mensagem dada em Mineápolis, cometeram pecado. Cometeram ainda muito maior pecado abrigando ódio por anos contra os mensageiros de Deus, rejeitando a verdade que o Espírito Santo tem insistido em apresentar-nos. — Ellen G. White 1888 Materials, p. 913.

O tempo de prova está exatamente diante de nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados. Este é o princípio da luz do anjo cuja glória há de encher a Terra. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 363.

A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas, e de aceitar esta verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Promovendo aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecoste. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo. — Ibidem, pp. 234, 235.


Terça-feira 23 de fevereiro

3. MANTENDO O CASTIÇAL ACESO

a. Que advertência é destinada a nós hoje? Apocalipse 2:5; Jó 18:5 e 6; Jeremias 25:10.

“Quando falhamos em cumprir nossa missão, quando o castiçal deixa de iluminar e negligenciamos dar ao mundo as grandes verdades confiadas a nós, individualmente, o castiçal será removido. — The Review and Herald, 7 de junho de 1887.

Temos uma mensagem de advertência para a igreja. Deus lhe diz: “Sê zeloso e arrepende-te.” “Quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” (Apocalipse 2:5). Precioso tempo tem sido desperdiçado, no qual você poderia ter ganho almas para Cristo — almas que, por causa do seu amor pela comodidade, agora estão perdidas. Cada membro da igreja deve agora despertar para o seu dever. Que Deus lhes ajude a assumir o encargo. Que os membros da igreja orem, jejuem e creiam. Que o coração dos pais se converta aos seus filhos, e o coração dos filhos, aos seus pais, “para que Eu não venha”, diz o Senhor “e fira a terra com maldição.” — Historical Sketches, pp. 286, 287.

A vida cristã é aquela que não abandona seu primeiro amor, e seu castiçal não é removido do seu lugar. — The Review and Herald, 1º de novembro de 1892.

b. Que devemos fazer com a luz que temos? Mateus 5:16; Lucas 11:33. De que precisamos para que nossa luz brilhe? Mateus 25:4.

“Cumpre-nos olhar a Jesus e possuir Seu Espírito, para que vivamos na luz de Sua bondade e amor, e reflitamos Sua glória aos outros. — My Life Today, p. 200.

Que a igreja se levante e brilhe. Que cada família pratique a abnegação, fazendo todo o possível para melhorar sua própria condição. Os que estão verdadeiramente ao lado do Senhor serão abnegados e altruístas. Comerão e beberão para a glória de Deus, recusando-se a corromper alma e corpo pela intemperança. Então a condição da igreja dará testemunho de que sua luz não foi removida. Mas, se os membros da igreja não cumprirem o que Deus lhes designou, o movimento da reforma de saúde continuará sem eles, e se reconhecerá que Deus removeu o castiçal do seu lugar. Os que se recusam a receber e praticar a luz serão deixados de fora. — Manuscript Releases, vol. 13, p. 339.


Quarta-feira 24 de fevereiro

4. AZEITE EM NOSSAS VASILHAS

a. Qual é a semelhança entre a condição de Laodiceia e o estado da igreja representada pelas cinco virgens loucas? Apocalipse 3:15 e 18; Mateus 25:3, 8-10.

“Nesses sonolentos discípulos [Jesus] vê a representação de uma igreja a dormir. Quando deveriam estar vigilantes, estão dormindo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 5, p. 1104.

O estado da igreja representada pelas virgens loucas também é apontado como o estado de Laodiceia. — The Review and Herald, 19 de agosto, 1890.

Embora os professos seguidores de Cristo estejam em estado deplorável, ainda não estão em aperto tão desesperador como as virgens loucas, cujas lâmpadas estavam apagando, sem que houvesse tempo para reabastecer suas vasilhas com óleo. Quando chegou o noivo, as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas; mas quando as virgens loucas chegaram, a porta estava fechada; haviam chegado tarde demais para conseguir entrar. Mas o conselho da Testemunha Verdadeira não representa os que são mornos como caso perdido. Ainda há uma chance para remediar seu estado, e a mensagem a Laodiceia está cheia de incentivo, pois a igreja relapsa pode comprar o ouro da fé e amor, e ainda pode obter o manto branco da justiça de Cristo, para que não seja vista a vergonha de sua nudez. — Ibidem, 28 de agosto de 1894. [Grifos do Revisor].

b. O que é necessário à igreja adormecida e morna? Mateus 25: 4, 7; Levítico 24: 2.

“Deus chama você para brilhar. Com intensa solicitude , prepare sua lâmpada, tome o óleo da graça em seu vaso, e mantenha sua lâmpada aparelhada e acesa para que sua luz brilhe radiosa e claramente nas trevas morais deste mundo. Todos os que possuem a verdade, devem preservá-la em justiça, e apreciar seu valor e santidade. Devem pedir sabedoria a Deus, para que possam difundir seus raios em todas as estradas e caminhos da vida. Se somos santificados pela verdade, nossa alma será imbuída de profundo e permanente senso de sua importância, e será nossa comida e bebida obedecer à verdade, e passar adiante a preciosa luz para outros. — Ibidem, 7 de fevereiro de 1893.


Quinta-feira 25 fevereiro

5. PORTADORES DE LUZ PARA O MUNDO

a. Qual é nossa obra durante o período de juízo de Laodiceia? Apocalipse 3:19-21; 14:6.

“Temos preciosa luz para apresentar ao povo, e nos alegramos no fato de que temos uma mensagem para esse tempo, a qual é a verdade presente. As novas de que Cristo é nossa justiça trouxe alívio para muitas, muitas almas, e Deus diz ao Seu povo: “Siga em frente.” — The Review and Herald, 23 de julho de 1889.

Essa é a obra de cada um a quem veio a mensagem de advertência, exaltar a Jesus e apresentá-lO ao mundo como foi revelado em tipos , prefigurado em símbolos, manifestado nas revelações dos profetas, patenteado nas lições dadas aos Seus discípulos e nos maravilhosos milagres operados em benefício dos filhos dos homens. Examinai as Escrituras, pois são elas que testificam dEle. Se vocês quiserem ficar firmes através do tempo de angústia, terão de conhecer a Cristo e apropriar-se do dom de Sua justiça, que Ele atribui ao pecador arrependido. — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 363.

b. Que condição dentro da igreja remanescente de Cristo será um testemunho para o mundo? João 17:20 e 21; Hebreus 13:1; 1 Pedro 3:8 e 9.

“É vontade de Deus que a união e o amor fraternal existam entre Seu povo [...]. Conquanto não devamos sacrificar um único princípio da verdade, deve ser nosso constante objetivo atingir este estado de unidade. — Patriarcas e profetas, p. 520.


Sexta-feira 26 de fevereiro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Qual é a lamentável condição da igreja durante o período de Laodiceia?

2. O que impediu o povo de Deus de receber o poder especial do Espírito Santo há mais de cem anos, em 1888?

3. Como podemos deixar nossa luz brilhar?

4. Que esperança podemos ter ao considerarmos a diferença entre Laodiceia e as cinco virgens loucas?

5. O que Deus quer para nós atualmente?

 <<    >>