Back to top

Sabbath Bible Lessons

A verdadeira reforma – ontem e hoje

 <<    >> 
Lição 8 Sábado, 20 de fevereiro de 2016

Reforma no lar

“Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas, como colunas de um palácio.” (Salmos 144:12).

Os filhos são aquilo que seus pais fazem deles por sua instrução, disciplina e exemplo. Daí a tremenda importância da fidelidade dos pais ao educar os jovens para o serviço de Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 37.

Estudo adicional:   O lar adventista, pp. 317-325. 

Domingo 14 de fevereiro

1. ONDE COMEÇAR

a. Sobre quem Deus colocou séria responsabilidade de começar uma obra de reforma? Malaquias 4:6; Salmos 78:5-7.

“Muito pecado e miséria poderiam ser evitados se os pais percebessem a grande responsabilidade que repousa sobre eles quando seus filhos são ainda inocentes bebês. A temperança seria então ensinada ao pé da lareira, e à mesa aulas práticas seriam repetidas dia-a-dia. Ensine-se às crianças regra sobre regra, preceito sobre preceito, com respeito à necessidade de autocontrole e abnegação. Como resultado, a verdadeira reforma faria rápido progresso. — The Health Reformer, 1º de maio de 1877.

b. Onde os pais devem buscar a fonte de sabedoria? Efésios 1:17; Tiago 1:5.

“Tomem os pais suas Bíblias e procurem entender o que Deus lhes pede em relação a seus filhos. Busquem entender qual é a sua obrigação. A palavra de Deus deve ser nossa regra na condução dos assuntos familiares. — Christian Education, pp. 230, 231.

Através da oração, estudo da Bíblia e sincero zelo de sua parte, [os pais] podem alcançar nobre êxito nesta importante tarefa, e ser reembolsados centuplicadamente por todo seu tempo e cuidado. — Orientação da criança, p. 64 .


Segunda-feira 15 de fevereiro

2. EXPANDINDO A OBRA DE REFORMA

a. Que retribuição o Senhor planeja dar à fé dos pais ? Provérbios 22:6; 2 Timóteo 1:5.

“Ao cumprirem fielmente o dever em casa — o pai como sacerdote da família e a mãe como missionária do lar — vocês estarão multiplicando instrumentalidades para fazer o bem fora de casa. Ao aproveitarem suas faculdades, vocês se tornarão mais capacitados para trabalhar na igreja e vizinhança. Ligando os filhos a vocês e a Deus, os pais, as mães e os filhos tornam-se coobreiros de Deus. — Conselhos sobre saúde, p. 430.

b. Se você falhou em colocar Deus em primeiro lugar em sua vida e em seu lar, o que deve fazer? 1 João 1:9; Tiago 5:16.

“Se vocês [pais] falharam em seu dever para com a família, confessem seus pecados a Deus. Chamem seus filhos e reconheçam, diante deles, sua negligência. Digam-lhes que vocês desejam fazer uma reforma e peçam-lhes ajuda para tornar o lar o que deveria ser. Leiam para eles as instruções encontradas na Palavra de Deus. Orem com eles e supliquem a Deus que lhes poupe a vida e os ajude a preparar-se para um lugar em Seu reino. Assim, vocês podem começar e continuar uma verdadeira obra de reforma. — The Review and Herald, 21 de abril de 1904.

c. Ao assumirmos um compromisso sério com Deus, qual será o resultado da nossa fidelidade? Salmos 51:9-13; Isaías 60:2 e 3; Atos 16:5.

“Quando a grande luz dada por Deus brilhar através dos agentes humanos, grande obra será realizada. Na demonstração do Espírito e do poder, a verdade será revelada em linhas claras e distintas. Mas este trabalho deve começar em casa. Quando a devida obra for feita em casa, os pais terão seus corações subjugados e abrandados. Estranhos preconceitos, que foram acariciados por irmãos e irmãs na igreja, preconceitos que têm produzido maus frutos, serão vencidos e desaparecerão. Terá lugar um espírito de sinceridade, um espírito semelhante ao de Cristo. O povo de Deus abandonará o tenaz desejo de seguir seu próprio caminho e impor suas próprias ideias, pois perceberão achar-se na presença do Filho de Deus. — Ibidem, 15 de julho de 1902.


Terça-feira 16 de fevereiro

3. EFEITO SOBRE A IGREJA

a. Quando a reforma acontecer no lar, como se refletirá na igreja? Efésios 5:27; Tito 2:14; Salmos 144:14 (última parte) e 15.

“No lar é posto o fundamento da prosperidade da igreja. As influências que regem a vida no lar são levadas para a vida da igreja; portanto os deveres eclesiásticos devem começar no lar. — O lar adventista p. 318.

[O Senhor] deseja que a obra de reforma comece em casa, com os pais e mães, e então a igreja perceberá a obra do Espírito Santo. A influência dessa obra será para a igreja como o fermento. Pais e mães precisam de conversão. Eles não se têm preparado para moldar o caráter de seus filhos corretamente. — The Review and Herald, 18 março de 1902.

Deus mede os membros da igreja pelo que eles são em casa. Quando as palavras de Cristo são obedecidas no lar, a influência estende-se à igreja. — Ibidem, 21 de julho de 1903.

b. Como a influência de um homem no lar afeta sua utilidade na igreja? 1 Timóteo 3:5. Como isso abrange até sua esperança de vida eterna? Mateus 25:21.

“Quem está empenhado no ministério evangélico precisa ser fiel na vida familiar. É indispensável que, como pai, ele aperfeiçoe os talentos que Deus lhe deu com o objetivo de fazer do lar um símbolo da família celestial, da mesma maneira como na obra ministerial ele deverá fazer uso das faculdades que Deus lhe deu para ganhar pessoas para a igreja. Como sacerdote do lar, e como embaixador de Cristo na igreja, ele deve exemplificar em sua vida o caráter de Cristo [...]. Quem não pastoreia com fidelidade e discernimento o seu lar, certamente não será um pastor fiel ao rebanho de Deus na igreja. — Refletindo a Cristo, p. 179.

A vida na Terra é o princípio da vida no Céu; a educação na Terra é a iniciação nos princípios do Céu; e o trabalho aqui é o preparo para o trabalho lá. O que hoje somos no caráter e serviço santo, é o prenúncio certo do que seremos — O lar adventista, p. 535.

O grande movimento reformatório deve começar no lar. A obediência à lei de Deus é o grande incentivo à laboriosidade , economia, veracidade e à justiça no trato entre indivíduos. — Orientação da criança, p. 489.


Quarta-feira 17 de fevereiro

4. PREPARANDO-SE PARA TESTEMUNHAR

a. Quando nosso coração for tocado pelo Espírito de Deus, como devemos reagir? Isaías 6:8.

“Quando Deus tem uma obra especial a ser realizada para o avanço da verdade, Ele impressiona homens a trabalharem fervorosamente nas minas da verdade, e descobrir o precioso minério. Esses homens possuirão a perseverança de Cristo. Eles não falharão ou desanimarão, mas porão o eu à parte, deixando-o submergir em Jesus. Homens sairão no espírito e poder de Elias, preparando o caminho para o segundo advento do Senhor Jesus Cristo. É sua obra endireitar as coisas tortas. Algumas coisas devem ser demolidas e outras construídas. Antigos tesouros precisam ser restaurados como marco da verdade. Eles pregarão a Palavra de Deus; seu testemunho não deve ser moldado por opiniões e ideias consideradas sensatas, mas pela Palavra do Deus que vive e permanece para sempre. Eles tomarão posição ao lado de Cristo e convidarão os pecadores ao arrependimento, [...] chamando todos à responsabilidade pessoal de serem gentis e corteses, fazer o bem e ganhar almas para Jesus. — Ellen G. White 1888 Materials, p. 169.

b. Qual será a prova viva de um coração renovado? 2 Coríntios 5:17; Colossenses 3:10; Mateus 5:16.

“Se o coração foi renovado pelo Espírito de Deus, a vida dará testemunho desse fato [...]. Será vista uma mudança no caráter, nos hábitos e atividades. Será claro e positivo o contraste entre o que foram e o que são. O caráter se revela, não por boas ou más ações ocasionais, mas pela tendência das palavras e atos costumeiros. — Caminho a Cristo, pp. 57, 58.

O amor de nosso Pai celestial na dádiva de Seu Filho unigênito ao mundo é suficiente para inspirar toda alma, para abrandar todo coração duro e insensível e para produzir contrição e ternura. Será que os seres celestiais contemplarão, porém, naqueles por quem Cristo morreu, insensibilidade a Seu amor, dureza de coração e nenhuma manifestação de gratidão e afeto ao Doador de todas as boas coisas? Deverão questões de menor importância absorver toda a energia do ser, sem que o amor de Deus receba alguma retribuição? [...] Necessitamos de um acréscimo de fé. Precisamos esperar, precisamos vigiar, orar e trabalhar, suplicando que o Espírito Santo seja derramado abundantemente sobre nós, para que sejamos luzes no mundo. — Fundamentos da educação cristã, pp. 198, 199.


Quinta-feira 18 de fevereiro

5. IR A TODO MUNDO

a. Em vista da breve volta de Cristo, que mensagem precisa ser dada hoje? Sofonias 1:14; Amós 4:12.

“Como um povo que acredita no breve aparecimento de Cristo, temos uma mensagem a dar: “Prepara-te para te encontrares com o teu Deus.” (Amós 4:12). — Testemunhos para a igreja, vol. 8, pp. 332.

b. Quão extensa é a obra de pregar o evangelho? Isaías 61:10 e 11; Mateus 24:14; Apocalipse 14:6.

“Chegou o tempo em que a mensagem da próxima vinda de Cristo deve ressoar em todo o mundo. — Ibidem, vol. 9, p. 24.

c. Como essa mensagem deve ser proclamada? Atos 4:29-31.

“Hoje precisamos falar a verdade com santa ousadia. — Mensagens escolhidas, vol. 2, p. 52.

Deve dar-se à trombeta o sonido certo, pois estamos no grande dia de preparação do Senhor. — Evangelismo, p. 218.

A verdade brilhará desses homens escolhidos de Deus [Seus embaixadores fiéis]. Será ouvida de seus lábios, refletida em seus semblantes e demonstrada em suas vidas. Eles serão marcados por pureza e incorrupção. A graça de Cristo tem uma influência refinadora e enobrecedora sobre o caráter. — Refletindo a Cristo, p. 347.


Sexta-feira 19 de fevereiro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Como os pais podem começar uma obra de reforma em suas casas?

2. Quando você cumprir fielmente seus deveres em casa, onde estará apto a trabalhar de forma mais eficaz?

3. Como Deus nos mede?

4. Como podemos ser luzes neste mundo?

5. O que está envolvido em comunicar a verdade ao mundo?

 <<    >>