Back to top

Sabbath Bible Lessons

A verdadeira reforma – ontem e hoje

 <<    >> 
Lição 13 Sábado, 26 de março de 2016

O chamado da igreja

“Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos.” (Isaías 62:10).

Sobre cada consciência, como que com pena de ferro sobre a rocha, seja escrito que o verdadeiro êxito, quer para essa vida quer para a futura, só pode ser alcançado por meio da fiel obediência aos princípios eternos da justiça. — Testemunhos para a Igreja, vol. 7, p. 164.

Estudo adicional:   Evangelismo, pp. 217-221. 

Domingo 20 de março

1. MENSAGEM PARA NÓS

a. Por que é importante aplicarmos a nós mesmos a mensagem da Testemunha Verdadeira a Laodiceia? Apocalipse 3:14-17; 1 Coríntios 8:2; 10:12.

“A mensagem à igreja de Laodiceia é dirigida justamente àqueles que não a aplicam a si mesmos. — O outro poder [Counsels to Writers and Editors], p. 99 [paginação da ed. em inglês].

b. O que mostra que a condição de Laodiceia não é sem esperança? Apocalipse 3:18. O que precisamos fazer para aplicar [ou usar] o remédio? 1 Pedro 5:6; Salmo 147:11.

“O conselho da Testemunha verdadeira não apresenta os que são mornos como caso perdido. Ainda há uma chance para remediar seu estado, e a mensagem de Laodiceia está cheia de encorajamento, pois a igreja em erro pode ainda comprar o ouro da fé e amor; pode ainda revestir-se do manto branco da justiça de Cristo, para que a vergonha de sua nudez não seja exposta. Pureza de coração, pureza de motivo, podem ainda caracterizar os que são indiferentes, e que se esforçam para servir a Deus e a Mamom. Eles ainda podem lavar as vestes de caráter e alvejá-las no sangue do Cordeiro. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 966.


Segunda-feira 21 de março

2. CHAMADO PARA DESPERTAMENTO

a. Que devemos fazer para que possamos participar da proclamação da mensagem final ao mundo? 1 Coríntios 15:34; Romanos 13:11.

“Vivemos nas cenas finais da história da Terra. A profecia cumpre-se rapidamente. As horas de graça escoam-se depressa. Não temos tempo — nem um momento — a perder. Não sejamos achados dormindo na guarda. Ninguém diga em seu coração ou por suas obras: “Meu Senhor tarde virá.” Que a mensagem da breve volta de Cristo ressoe em fervorosas palavras de advertência. Persuadamos homens e mulheres de toda parte a arrependerem-se e fugirem da ira vindoura. Despertemo-los, levando-os a preparar-se imediatamente, pois pouco imaginamos o que está diante de nós. Saiam pastores e membros leigos para os campos a fim de dizer aos despreocupados e indiferentes que busquem ao Senhor enquanto Se pode achar. Os obreiros encontrarão sua seara onde quer que proclamem as esquecidas verdades da Bíblia. Encontrarão pessoas que aceitarão a verdade e dedicarão a vida à conquista de outros para Cristo. — Testemunhos para a Igreja, vol. 8, pp. 252, 253.

b. Que obra deve ser levada avante hoje? Neemias 2:18; Salmos 94:16.

“O Senhor deseja que Seu povo se disponha e faça a obra que lhe foi designada. A responsabilidade de advertir o mundo não repousa apenas sobre o ministério. Os membros leigos da igreja devem participar na obra de salvar almas. Por meio de visitas missionárias e através de sábia distribuição da nossa literatura, muitos que nunca foram advertidos podem ser alcançados. Organizem-se grupos para trabalhar em busca de almas. Que os membros da igreja visitem seus vizinhos e abram perante eles as Escrituras. Alguns podem ser chamados para trabalhar nos caminhos e valados e assim, através de sábio planejamento, a verdade poderá ser pregada em todos os lugares. Perseverando nesta obra, a aptidão crescerá, e muitos verão os frutos de seus esforços na salvação de almas. Estes queridos convertidos, por sua vez, ensinarão outros. Assim a semente será lançada em muitos lugares, e a verdade será proclamada a todos. — The Review and Herald, 25 de janeiro de 1912.

Temos advertências para transmitir agora, um trabalho que agora podemos fazer, mas que em breve será mais difícil do que imaginamos. — Evangelismo, p. 218.


Terça-feira 22 de março

3. OS OSSOS SECOS REVIVEM

a. Na visão dada a Ezequiel sobre o vale dos ossos secos, o que Deus promete fazer com eles? Ezequiel 37:5 e 6. De onde veio o poder que deu vida aos ossos? Ezequiel 37:13 e 14.

“Que poder precisamos ter, da parte de Deus, para que corações gelados, possuindo apenas uma religião legal , vejam as coisas melhores providas para eles — Cristo e Sua justiça! Era necessária uma mensagem vivificante para dar vida aos ossos secos.— Mensagens escolhidas, vol. 3, p. 177.

A ilustração dos ossos secos aplica-se não só ao mundo, mas também aos que foram abençoados com grande luz, os quais são também como os esqueletos do vale. Possuem a forma de homens, a estrutura do corpo, mas não têm vida espiritual. A parábola, contudo, não deixa os ossos secos meramente unidos à estrutura do corpo humano, pois isso não seria suficiente para garantir seu funcionamento. O sopro da vida deve vivificar os corpos, para que possam ficar de pé e iniciar sua atividade. Esses ossos representam a casa de Israel, a igreja de Deus. A esperança da igreja é a influência vivificante do Espírito Santo. O Senhor precisa soprar sobre os ossos secos, para que vivam. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, pp. 1165, 1166.

b. O que envolve a obra de reavivamento? Apocalipse 3:19 e 20; 2 Timóteo 4:2.

“Os anjos de Deus estão indo de igreja em igreja, cumprindo seu dever; e Jesus Cristo está batendo às portas dos corações de vocês, pedindo entrada. Mas os meios que Deus concebeu para despertar a igreja para o senso de sua miséria espiritual, não têm sido levados a sério. A voz da Testemunha Verdadeira foi ouvida em reprovação, mas não obedecida. Os homens têm optado por seguir seu próprio caminho, em vez do caminho de Deus, porque o eu não foi crucificado. Assim, a luz produziu nada além de mínimo efeito sobre corações e mentes. “Sê zeloso, e arrepende-te.” — The Review and Herald, 18 de dezembro de 1888.

Os que levam a mensagem ao mundo devem buscar diligentemente ao Senhor, para que Seu Espírito Santo seja abundantemente derramado sobre eles. Não tendes tempo a perder. Orai pedindo o poder de Deus, para que trabalheis com êxito pelos que se acham perto, bem como pelos de longe. — Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 92, 93.


Quarta-feira 23 de março

4. EXALTANDO A CRISTO

a. Qual é a única coisa que absorve a atenção dos mensageiros de Deus que passaram pelo reavivamento? Salmo 17:15; João 17:3; 1 Coríntios 2:1 e 2.

“Profunda e fervente piedade em casa, na igreja e na vizinhança atrairá almas à contemplação das maravilhas da lei, e da gloriosa verdade de Cristo justiça nossa [...]. Os que têm aberta diante deles a verdade para esse tempo encaram solene responsabilidade. Devem proclamar o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Cumpre-lhes deterem-se sobre a cruz de Cristo e chamar a atenção de cada alma para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cristo em Sua abnegação, Cristo em Sua humilhação, Cristo em Sua pureza e santidade, Cristo em Seu incomparável amor — esse é o tema que precisa ser salientado em todo discurso. Foi-me mostrado que deve haver um grande despertamento entre o povo de Deus. Muitos não são convertidos e têm seus nomes nos livros da igreja. Que essas palavras sejam repetidas pelos que são consagrados à obra [é citado João 3:16].¬ — The Review and Herald, 13 de agosto de 1889.

Há de prevalecer um interesse; um assunto sobrepujará todos os outros — Cristo justiça nossa. — The Paulson Collection, p. 342.

b. Apesar da oposição à mensagem de advertência, como o servo do Senhor que passou pelo reavivamento vai reagir? Joel 2:17; Romanos 12:12; Efésios 6:18.

“Deus sempre agiu a favor de Seu povo nos lances extremos, quando menos probabilidade havia de lhe ser evitada a ruína. Os desígnios dos ímpios, dos inimigos da igreja, estão subordinados ao Seu poder e à Sua providência que tudo domina. Pode mover o coração dos estadistas, e desviar a ira dos amotinados e dos adversários, dos que aborrecem a Deus, Sua verdade e Seu povo, como se desviam as correntes dos rios, se assim o entender conveniente. A oração move o braço da Onipotência. Aquele que sustenta em suas órbitas as estrelas, e cuja palavra domina as ondas do grande abismo, o grande Criador operará a favor de Seu povo se este Lhe suplicar com fé. Restringirá as forças das trevas até que a advertência tenha sido proclamada ao mundo, e todos que a aceitarem estejam preparados para o conflito. — Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pp. 452, 453.


Quinta-feira 24 de março

5. BEM AVENTURADA ESPERANÇA

a. Que grande privilégio temos na preparação para o breve retorno de Cristo? Lucas 8:16; Isaías 60:1.

“Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas de Cristo. Nada há que Cristo mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu Espírito e caráter. Não há nada de que o mundo mais necessite que da manifestação do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Céu está à espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo para ser uma alegria e bênção para os corações humanos. — Parábolas de Jesus, p. 419.

b. Tendo em vista a proximidade da vinda de Cristo, como devemos viver? 2 Pedro 3:11 e 12; Tito 2:11-13.

“Cristo tomou todas as providências para que Sua igreja seja um corpo transformado, iluminado pela Luz do mundo, possuindo a glória de Emanuel. É Seu propósito que cada cristão esteja envolto numa atmosfera espiritual de luz e paz. Deseja que revelemos em nossa vida a Sua própria alegria. — Idem.

O Senhor vem. Erguei a cabeça e regozijai-vos. [...] Esta é a boa, a alegre nova que deve eletrizar cada alma, que deve ser repetida em nossos lares, e proferida àqueles com quem nos encontramos nas ruas. Que nova mais jubilosa pode ser transmitida! — Evangelismo, p. 218.


Sexta-feira 25 de março

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Como a mensagem de Laodiceia está repleta de encorajamento para nós?

2. Cite alguns meios práticos pelos quais os membros leigos podem alcançar as almas ao seu redor.

3. Como a visão dos ossos secos pode aplicar-se àqueles que têm grande luz?

4. Através de que meios Deus anulará os poderes das trevas quando Seu povo orar com fé?

5. Como o povo de Deus espalhará a mensagem de alegria para este tempo?

 <<    >>