Back to top

Sabbath Bible Lessons

A verdadeira reforma – ontem e hoje

 <<    >> 
Lição 6 Sábado, 6 de fevereiro de 2016

O outro Elias

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que Eu não venha, e fira a Terra com maldição.” (Malaquias 4:5 e 6).

Em nossos dias, pouco antes da segunda vinda de Cristo nas nuvens do céu, Deus chama homens que preparem um povo para subsistir no grande dia do Senhor. E isso só poderá ser levado adiante nestes últimos dias por meio de uma obra como a que João fez. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1184.

Estudo adicional:   Conselhos sobre o regime alimentar, pp. 225-247. 

Domingo 31 de janeiro

1. VIVENDO NO FIM DO TEMPO

a. Que significado especial há nos tempos em que vivemos agora? Malaquias 4:1 e 5.

“[João Batista] foi representante dos que vivem nestes últimos dias, a quem Deus confiou verdades sagradas para apresentar ao povo, e para preparar o caminho da segunda vinda de Cristo. João foi um reformador. — Ibidem, p. 71.

b. À medida que encaramos o fim dos tempos, que serviço é especialmente exigido de nós? 2 Pedro 3:11; Lucas 16:13; 10:27.

“Quem pretende construir um caráter forte e simétrico, e ser um cristão bem equilibrado, precisa dar tudo a Cristo e tudo fazer por Ele; pois o Redentor não aceitará serviço dividido. — Atos dos apóstolos, p. 483.

Temos de trabalhar com um só espírito, imbuídos da mente de Cristo. Se fizermos isso, nova vida inspirará a igreja. — The Review and Herald, 29 de novembro de 1898.


Segunda-feira 1º de fevereiro

2. SENDO UM ATALAIA

a. Qual é a responsabilidade de um atalaia? Ezequiel 33:6–9.

“Os vigias que eram antigamente colocados nos muros de Jerusalém e outras cidades, ocupavam uma posição de grande responsabilidade. De sua fidelidade dependia a segurança de todos os que se encontravam nessas cidades. Ao perceberem qualquer perigo, não deviam calar-se, quer de dia quer de noite. De momento a momento cumpria-lhes chamarem-se uns aos outros, a ver se todos estavam alerta e não lhes acontecera mal algum. Punham-se sentinelas em elevações que dominavam postos importantes a serem guardados, e dali ressoavam os gritos de advertência ou de animação. Estes eram levados de uns para outros, repetindo cada um as palavras, até passarem por toda a cidade. Esses vigias representam o ministério, de cuja fidelidade depende a salvação de almas. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 402, 403.

Não há tempo hoje para relaxar nossos esforços, acomodar-nos e desanimarmos; não há tempo para esconder nossa luz debaixo do alqueire , falar coisas aprazíveis e profetizar falsidades. Não, não; não há lugar para vigias sonolentos sobre os muros de Sião. Cada faculdade deve ser devotada total e inteiramente a Deus. — The Ellen G. White 1888 Materials, p. 720.

b. Ao considerarmos os tempos em que vivemos hoje, que reflexão vital não podemos deixar de fazer? 1 Coríntios 15:34; Romanos 13:11 e 12.

“Meus irmãos, estamos vivendo no mais solene período da história da Terra. Nunca é hora de pecar; é sempre perigoso continuar em transgressão, mas isto é verdade de maneira especial no presente. Estamos agora no próprio limiar do mundo eterno e na mais solene relação para com o tempo e a eternidade que nunca dantes. — Testemunhos para ministros, p. 147.

Enoque tinha tentações assim como nós [...]. Não ficou maculado pelos pecados predominantes da época em que viveu. Assim também nós podemos permanecer puros e íntegros. Ele era uma figura dos santos que vivem no meio dos perigos e corrupções dos últimos dias. Foi trasladado por causa de sua fiel obediência a Deus. Assim, também, os fiéis, que ficarem vivos, serão trasladados. Serão removidos de um mundo pecaminoso e corrupto para as puras alegrias do Céu.— Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 122.


Terça-feira 2 de fevereiro

3. CHAMADOS PARA PREPARAR O CAMINHO

a. A quem compete proclamar as mensagens finais do evangelho? 2 Timóteo 4:2; Apocalipse 14:6 e 7; Malaquias 3:1.

“[É citado Apocalipse 14:6 e 7]. Declara-se que esta mensagem é parte integrante do “evangelho eterno.” A obra de pregar o evangelho não foi entregue aos anjos, mas confiada aos homens. Santos anjos têm sido empregados na direção desta obra; têm eles a seu cargo os grandes movimentos para a salvação dos homens; mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo sobre a Terra. — O grande conflito, p. 312.

b. Assim como João Batista preparou o caminho para o primeiro advento de Cristo, o que mostra que estamos preparando o caminho para o Seu segundo advento? Isaías 40:3; João 1:23; Hebreus 12:13.

“A obra de João Batista representa a obra para os tempos atuais. Sua obra e a daqueles que saem no espírito e poder de Elias, de despertar as pessoas de sua apatia, é a mesma em muitos aspectos. Cristo está na iminência de voltar pela segunda vez, para julgar o mundo com justiça. Os mensageiros de Deus, que levam a última mensagem de advertência ao mundo, devem preparar o caminho para o segundo advento de Jesus como João preparou o caminho para a Sua primeira vinda. — The Youth’s Instructor, 17 de maio de 1900.

c. Por que é necessária uma preparação? Hebreus 12:14; Lucas 12:39.

“Os cristãos devem estar-se preparando para aquilo que logo irá cair sobre o mundo como terrível surpresa, e esta preparação deve ser feita mediante diligente estudo da Palavra de Deus e pelo levar a vida na conformidade com os seus preceitos [...]. Deus pede um reavivamento e uma reforma. — Profetas e reis, p. 626.

Deus deseja que Seu povo se prepare para a crise prestes a vir. Preparados ou não, todos terão de enfrentá-la; e somente os que têm levado a vida em conformidade com a norma divina, permanecerão firmes naquele tempo de prova. — Atos dos apóstolos, pp. 431, 432.


Quarta-feira 3 de fevereiro

4. CONVERTENDO O CORAÇÃO DOS PAIS E DOS FILHOS

a. Que obra especial os pais são chamados a fazer? Lucas 1:13-17; Provérbios 22:6.

“Um anjo do céu veio para instruir Zacarias e Isabel sobre como educar seu filho, para que assim pudessem atuar em harmonia com Deus na preparação de um mensageiro que anunciaria a vinda de Cristo. Como pais, cumpria-lhes cooperar fielmente com Deus na formação de um caráter tal em João, que o qualificasse a realizar a parte que Deus lhe designara como competente obreiro. João era o filho de sua velhice, a criança do milagre, e seus pais poderiam ter raciocinado que, tendo ele uma obra especial a cumprir para o Senhor, o Senhor cuidaria dele. Mas não pensaram assim; mudaram-se para um lugar retirado do país, onde seu filho não estaria exposto às tentações da vida da cidade, nem seria induzido a afastar-se dos conselhos e instruções que eles, como pais, lhe ministrariam. Fariam sua parte no desenvolvimento do caráter da criança que, de qualquer forma, cumpriria o propósito que Deus havia designado para sua vida. Seu filho não deixaria de tornar-se bom e sábio por qualquer negligência deles [É citado Lucas 1:7-9]. — The Signs of the Times, 16 de abril de 1896.

b. Que obra pessoal e especial cada um de nós é chamado a realizar? Malaquias 4:4-6.

“Pais e mães, busquem ao Senhor, voltem seus corações para Ele, pois uma grande responsabilidade repousa sobre vocês em legar aos seus filhos um molde correto de caráter. Mantenham sempre diante de vocês os interesses eternos de seus filhos. Eduquem-nos a ser refinados, puros, nobres, revelando os mais elevados traços de caráter, tornando conhecido perante o mundo e o céu que escolheram servir a Deus [...]. Força espiritual e grandes bênçãos serão concedidas às famílias que se determinarem a pôr de lado as coisas que não são essenciais, ocupando-se resolutamente na obra de preparação para a vinda do Senhor. Deus confiou aos pais a tarefa de ajudar seus filhos a ganhar experiência semelhante à de Cristo [...]. Revelem em suas próprias vidas conformidade com a imagem de Cristo. Aprimorem os seus talentos; cultivem as faculdades da mente e do corpo; aumentem o seu conhecimento da Palavra de Deus; melhorem o dom da fala. Pelo testemunho de um exemplo piedoso, enalteçam diante das pessoas o poder que a Palavra tem de transformar o caráter. — The Review and Herald, 5 de outubro de 1911.


Quinta-feira 4 de fevereiro

5. UMA OBRA PARA OS PAIS E OS FILHOS

a. Por que foi necessário que os pais de João o submetessem a uma dieta criteriosa? Lucas 1:15; Mateus 3:4.

“A criança será afetada, para o bem ou o mal, pelos hábitos da mãe. Esta deve ser controlada por princípio, praticando a temperança e a abnegação, se deseja o bem-estar de seu filho. Deus tinha uma obra importante para o prometido filho de Zacarias; uma obra que exigia acurácia de pensamento e ação vigorosa. Ele devia possuir sadia constituição física, força mental e moral. E era para assegurar-lhe essas necessárias qualificações que seus hábitos deviam ser cuidadosamente regulados desde a infância [...]. Apelamos a que os princípios da temperança sejam aplicados em todos os aspectos da vida doméstica; que o exemplo dos pais seja uma lição de temperança; que a abnegação e o autocontrole sejam ensinados às crianças e deles cobrados, tanto quanto possível, desde a tenra infância. — Historical Sketches, pp. 208-209.

b. Por que é tão importante dedicarmos grande esforço na educação de nossos filhos? Provérbios 22:6; Salmos 127:3.

“Acima de quaisquer dotes naturais, os hábitos estabelecidos nos primeiros anos decidem se a pessoa será vitoriosa ou vencida na batalha da vida. A juventude é o tempo da semeadura. Determina o caráter da colheita, para esta vida e para a outra. — O Desejado de Todas as Nações, p. 101.


Sexta-feira 5 de fevereiro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Se amamos a Deus, como isso afetará a maneira com que conduzimos nossa vida?

2. Como um atalaia fiel deve comportar-se hoje?

3. Como podemos preparar-nos para a crise por vir?

4. Que obra especial Deus quer que seja feita nas famílias hoje?

5. Como podemos ensinar a nossos filhos lições de temperança? E o que esse conhecimento fará por eles mais tarde na vida?

 <<    >>