Back to top

Sabbath Bible Lessons

A oração

 <<    >> 
Lição 5 Sábado, 4 de agosto de 2018

A oração pessoal

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças (Filipenses 4:6).

A oração secreta mantém [a] vida interior. O coração que ama a Deus desejará relacionar-se com Ele, e se apoiará nEle com santa confiança. — Nossa alta vocação, p. 130.

Estudo adicional:   Parábolas de Jesus, pp. 139-149 (capítulo 12: “Como aumentar a fé e a confiança”). 

Domingo 29 de julho

1. ATITUDE EM ORAÇÃO

A. Que postura deveríamos manter enquanto estamos orando? Salmos 95:6; Efésios 3:14.

B. Onde e como deveríamos fazer nossas orações particulares? Mateus 6:6.

É impossível que a alma se desenvolva enquanto a oração não se tornar o especial exercício da mente. Apenas a prece familiar ou pública não basta. A oração particular é muito importante. A sós, a alma é aberta à investigação do olhar divino e cada motivo é examinado. Oração particular! Como é preciosa! A alma em comunhão com Deus! A oração íntima deve ser ouvida unicamente por Deus. Nenhum ouvido curioso deve receber o fardo dessas petições. Na oração secreta a mente está livre das influências em redor e da agitação. Calma, mas fervorosamente, buscará a Deus. A oração particular é muitas vezes desvirtuada, e seus suaves propósitos perdidos, quando é feita em voz alta. Ao invés da calma e serena confiança e fé em Deus, com o suplicante se demorando em acentos baixos e humildes, a voz se ergue em altos tons, produzindo agitação, e a oração secreta perde sua suave e sagrada influência. Há uma tempestade de sentimentos e palavras, tornando impossível discernir a “voz mansa e delicada” (1 Reis 19:12) que fala à alma enquanto está envolvida em sua íntima, verdadeira e sincera devoção. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 189 e 190.


Segunda-feira 30 de julho

2. ORAÇÃO INTERCESSÓRIA

A. Ao entender que a profecia dos setenta anos de desolação de Jerusalém estava chegando ao fim, sobre qual assunto Daniel foi inspirado a orar? Daniel 9:3-19. Quem o profeta via como culpado do pecado? A quem ele responsabilizava?

Com fé baseada na palavra segura da profecia, Daniel suplicou ao Senhor o imediato cumprimento dessas promessas. Implorou que a honra divina fosse preservada. Em sua petição, identificou-se plenamente com os que não haviam correspondido ao propósito divino, confessando os pecados deles como se fossem seus. [...]

Embora Daniel estivesse há muito tempo na obra divina, e fosse considerado “mui amado” pelo Céu, comparecia agora perante Deus como um pecador, apelando em prol da grande necessidade do povo que amava. Sua oração era eloquente em sua simplicidade, e intensamente fervorosa. — Profetas e reis, pp. 554 e 555.

O Senhor que ouviu a oração de Daniel ouvirá a sua, desde que você se aproxime dEle do mesmo modo que o profeta. — Nos lugares celestiais, p. 75.

B. Que resposta foi dada à oração de Daniel? Daniel 9:20-23.

C. Como Deus, por meio de Seu Espírito, intercede por nós? Romanos 8:26. O que Ele quer que façamos por outros? Tiago 5:16.

Cristo, nosso Mediador, e o Espírito Santo estão constantemente intercedendo em favor do homem, mas o Espírito não intercede por nós assim como Cristo, que apresenta Seu sangue, derramado desde a fundação do mundo. O Espírito opera em nosso coração, extraindo dele orações e penitência, louvor e ação de graças. A gratidão que flui de nossos lábios é o resultado do toque do Espírito nas cordas da alma, produzindo santas memórias, despertando a música do coração. — SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, pp. 1077 e 1078.

Apelos, petições e súplicas entre uma pessoa e outra movem homens e desempenham uma parte em controlar os negócios das nações. No entanto, a oração move o Céu. Somente esse poder que vem em resposta à oração tornará os homens sábios na sabedoria do Céu, preparando-os para trabalhar na unidade do Espírito, conectados pelos laços da paz. Oração, fé e confiança em Deus trazem um poder divino que atribui às estimativas humanas seu real valor — zero! — Nos lugares celestiais, p. 75.


Terça-feira 31 de julho

3. ORANDO POR SANTIDADE

A. Como Jesus nos ensina a orar quando reconhecemos que somos pecadores? Lucas 18:13.

Deus não desiste de nós por causa de nossos pecados. Podemos cometer erros e ofender o Seu Espírito; mas quando nos arrependemos e vamos à Sua presença com o coração contrito, Ele não nos despreza. — Fé e obras, p. 35.

Quando imploramos ao Senhor que tenha piedade de nós em nossa angústia e nos guie pelo Seu Espírito Santo, Ele nunca despreza nossa oração. — A maravilhosa graça de Deus, p. 207.

B. Que atitude devemos rejeitar como pecadores? Lucas 18:11 e 12.

Justiça própria é o perigo desta época; ela separa a alma de Cristo. Aqueles que confiam em sua própria justiça não podem entender como a salvação é concedida por meio de Cristo. Chamam o pecado de justiça, e a justiça de pecado. Não têm nenhuma ideia da maldade da transgressão nem compreensão do terror da Lei, pois não respeitam o padrão moral de Deus. — Fé e obras, p. 96.

C. Qual é a promessa de Deus para cada prece de sincera confissão? Lucas 18:14; 1 João 1:9.

O inimigo virá até você e dirá: “É inútil orar! Você não cometeu tal erro? Não pecou contra Deus? Não violou sua consciência?” Responda-lhe: “Sim, mas Cristo me ordenou orar. Ele disse: ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça’ (1 João 1:9)”. — The Bible Echo, 15 de fevereiro de 1893.

[Cristo] jamais afasta alguém que se aproxima dEle com coração contrito. Nenhuma oração sincera se perde. Em meio aos hinos do coral celeste, Deus ouve as súplicas do mais frágil ser humano. Derramamos o desejo de nosso coração em nosso quarto, sussurramos uma oração enquanto seguimos nosso caminho, e nossas palavras atingem o trono do Monarca do Universo. Elas podem ser inaudíveis a qualquer ouvido humano, mas não morrerão em silêncio, nem se perderão em meio às atividades do dia a dia . Nada pode sufocar o desejo da alma. Ergue-se acima do barulho das ruas e da bagunça da multidão, e alcança as cortes celestiais. Estamos falando com Deus, e nossa oração é ouvida. — Parábolas de Jesus, p. 174.


Quarta-feira 1º de agosto

4. ORANDO POR SABEDORIA

A. O que Deus oferece a cada um de nós se tão somente pedirmos? Como devemos pedir? Tiago 1:5 e 6.

Você não precisa ir até os confins da Terra em busca de sabedoria, pois Deus está próximo. Não é a capacidade que você tem ou um dia terá que o tornará alguém bem-sucedido. É o que o Senhor pode fazer por você. Deveríamos confiar muito menos no que o homem é capaz de fazer e muito mais no que Deus pode fazer por aquele que crê. O Senhor anseia vê-lo aproximando-se dEle pela fé. Anseia vê-lo esperando grandes coisas dEle. Deseja dar-lhe sabedoria, tanto nos assuntos seculares quanto nos espirituais. Ele pode aperfeiçoar a inteligência. Pode dar tato e habilidade. Invista seus talentos na obra, peça sabedoria a Deus, e você a receberá. — Parábolas de Jesus, p. 146.

B. Como a sabedoria de Deus irá nos destacar daqueles que nos rodeiam? Salmo 119:97-100; Deuteronômio 4:5-9.

Como a terra deve produzir seus tesouros em obediência às leis naturais, da mesma forma o coração das pessoas deveria refletir os atributos do caráter [de Deus] em obediência à Sua lei moral. Até os pagãos reconheceriam a superioridade daqueles que servem e adoram o Deus vivo. — Ibidem, p. 289.

C. Como devemos procurar a sabedoria? Deus nos apresenta duas condições para que possamos receber Sua sabedoria. Quais são? Provérbios 2:1-6.

É impossível estudar a Bíblia com um espírito humilde e dócil sem desenvolver e fortalecer o intelecto. Aqueles que estão mais familiarizados com a sabedoria e propósito de Deus, da forma como foram revelados em Sua Palavra, tornam-se homens e mulheres de mentalidade vigorosa; e podem tornar-se obreiros eficientes com o grande Educador, Jesus Cristo. — Fundamentos da educação cristã, p. 432.


Quinta-feira 2 de agosto

5. ORANDO COM AÇÕES DE GRAÇAS

A. De que geralmente nos esquecemos em nossas orações particulares? Filipenses 4:6.

Nossa devoção não devia consistir apenas em pedir e receber. Não pensemos sempre em nossos desejos sem nunca prestarmos atenção aos benefícios que recebemos. Não oramos muito, mas economizamos ainda mais em nossos agradecimentos. Recebemos constantemente as misericórdias de Deus e, contudo, quão pouca gratidão expressamos, quão pouco louvor exprimimos por tudo que tem feito por nós. — Caminho a Cristo, pp. 102 e 103.

B. Pelo que podemos ser gratos a Deus a cada dia? Salmos 68:19; Lamentações 3:22-25.

Se nossos sentidos não tivessem sido enfraquecidos pelo pecado e pela contemplação dos quadros sombrios que Satanás sempre nos apresenta, um fervoroso e contínuo fluxo de gratidão subiria de nossa alma rumo Àquele que diariamente nos preenche com bênçãos das quais somos totalmente indignos. O eterno cântico dos redimidos será louvar Àquele que nos amou e lavou nossos pecados em Seu próprio sangue; e se um dia haveremos de cantar esse hino diante do trono de Deus, precisamos aprendê-lo aqui. — Para conhecê-lO, p. 168.


Sexta-feira 3 de agosto

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Por que é tão importante que nossas orações particulares sejam feitas em segredo?

2. Que poder nos é dado em resposta à oração, e como esse poder pode ser usado em favor de outros?

3. Que oração Deus sempre responde rapidamente?

4. Quando é que aqueles que nos rodeiam verão as grandes bênçãos de servir e adorar a Deus?

5. Que hino precisamos aprender na Terra antes de podermos nos unir aos redimidos enquanto louvam no Céu?

 <<    >>