Back to top

Sabbath Bible Lessons

A oração

 <<    >> 
Lição 4 Sábado, 28 de julho de 2018

A oração silenciosa

Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará (Mateus 6:6).

Não há tempo ou lugar impróprios para se fazer um pedido a Deus. [...] Em meio às multidões da rua, durante um compromisso de negócios, podemos [...] pedir orientação divina. — Caminho a Cristo, p. 99.

Estudo adicional:   Profetas e reis, pp. 628-634 (capítulo 52: “Um homem oportuno”). 

Domingo 22 de julho

1. ORANDO NO TRABALHO

A. Que informações angustiaram Neemias, e como seu superior percebeu essa preocupação? Neemias 1:2-4; Neemias 2:1 e 2.

B. O que o rei perguntou, e como Neemias respondeu? Neemias 2:4. Como a oração silenciosa do homem de Deus foi ouvida? Neemias 2:6.

Mas o homem de Deus não se aventurou a responder enquanto não tivesse buscado a direção de Alguém maior que Artaxerxes. [...] Naquela breve oração, Neemias se apresentou perante o Rei dos reis e alcançou o apoio de um poder capaz de mudar os corações como se fossem cursos d’água.

Orar como fez Neemias em seu momento de necessidade é um recurso ao alcance do cristão em circunstâncias em que outras formas de oração podem ser impossíveis. Os que se envolvem nas absorventes atividades da vida, sobrecarregados e quase vencidos pelas perplexidades, podem enviar uma prece a Deus, suplicando orientação divina. Os que viajam por terra e mar, quando ameaçados com algum grande perigo, podem entregar-se à proteção do Céu. Em tempos de súbita dificuldade ou perigo repentino, o coração pode enviar seu grito de socorro Àquele que Se comprometeu a vir em auxílio de Seus fiéis crentes sempre que clamarem por Ele. — Profetas e reis, pp. 631 e 632.


Segunda-feira 23 de julho

2. BUSCANDO ORAR ATRAVÉS DE NOSSAS AÇÕES

A. Ao ver Jesus pela primeira vez, o que o endemoninhado que habitava em meio às tumbas de Gadara tentou fazer? Marcos 5:5 e 6.

B. Visto que Satanás não permitiu que esse homem orasse, que palavras saíram de sua boca? Marcos 5:7. Leia Mateus 8:28 e diga o que Jesus fez por aquele rude, abandonado homem, e seu colega. Marcos 5:8.

[As palavras de Cristo] penetraram nas mentes obscurecidas dos infelizes homens. Perceberam vagamente que estavam próximos de Alguém que podia salvá-los dos demônios atormentadores. Caíram aos pés do Salvador para O adorar, mas quando seus lábios se abriram para suplicar misericórdia, os demônios falaram por meio deles [...]. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 337 e 338.

C. Qual foi o resultado da primeira e silenciosa oração daqueles dois homens? Lucas 8:35. O que podemos aprender com aquela muda oração?

Ninguém caiu tão fundo, ninguém é tão vil que não possa encontrar libertação em Cristo. O endemoninhado, ao invés de uma oração, só conseguiu pronunciar as palavras de Satanás; contudo, a prece silenciosa do coração foi ouvida. Ainda que não consiga ser expresso em palavras, nenhum grito de uma alma necessitada será ignorado. Os que concordarem em entrar numa aliança com o Deus do Céu não serão abandonados ao poder de Satanás ou às fraquezas de sua própria natureza. São convidados pelo Salvador: “Que se apodere da Minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo” (Isaías 27:5). Os espíritos das trevas lutarão pela alma que uma vez esteve sob o seu controle, mas anjos de Deus batalharão por ela com predominante poder. Diz o Senhor: “Acaso tirar-se-ia a presa ao valente? ou serão libertados os cativos de um tirano? [...] Assim diz o Senhor: Certamente os cativos serão tirados ao valente, e a presa do tirano será libertada; porque Eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos Eu salvarei” (Isaías 49:24 e 25). — Ibidem, pp. 258 e 259.


Terça-feira 24 de julho

3. UM SILENCIOSO DESEJO POR PERDÃO

A. A mulher surpreendida em adultério apresentou qualquer desculpa ou justificativa para o seu pecado? João 8:3-7.

B. Jesus odiava o pecado dela? Explique sua resposta. Salmos 45:7; Hebreus 1:8 e 9.

Embora não use de paliativos com o pecado, nem diminua o sentimento de culpa, [Cristo] não busca condenar, mas salvar. O mundo tinha apenas desprezo e zombaria para dar a essa mulher errante, mas Jesus pronuncia palavras de conforto e esperança. O Inocente Se compadece da fraqueza da pecadora e estende a ela uma mão amiga. [...]

Os homens odeiam o pecador enquanto amam o pecado. Cristo odeia o pecado, mas ama o pecador. Será essa a disposição de todos os que O seguem. O amor cristão é lento em censurar, rápido em perceber o arrependimento, disposto a perdoar, a encorajar, a encaminhar o errante na estrada da santidade e a nela lhe firmar os pés. — O Desejado de Todas as Nações, p. 462.

C. Como Jesus respondeu ao silencioso pedido de perdão daquela mulher? João 8:10 e 11.

A mulher estivera curvada diante de Jesus, encolhida de medo. As palavras: “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra” (João 8:7), soaram aos ouvidos dela como sentença de morte. Não ousava encarar o Salvador, mas aguardava em silêncio a condenação. Em assombro, viu os acusadores se afastarem mudos e confundidos; então, as seguintes palavras de esperança caíram-lhe aos ouvidos: “Nem Eu também te condeno; vai-te e não peques mais” (João 8:11). O coração dela se comoveu, e jogou-se aos pés de Jesus, soluçando em agradecido amor e confessando seus pecados em lágrimas de amargura.

Isso representou para ela o início de uma nova vida — uma vida de pureza e paz dedicada ao serviço de Deus. No reerguimento dessa alma caída, Jesus operou um milagre maior do que a cura do mais grave mal físico, pois curou a doença espiritual que leva à morte eterna. Essa arrependida mulher tornou-se um de Seus mais firmes seguidores. Com amor e devoção abnegados, retribuiu-Lhe a misericórdia perdoadora. — Idem.


Quarta-feira 25 de julho

4. FALANDO POR MEIO DE ATOS DESESPERADOS

A. Quão interessado um pobre paralítico ficou ao ver Jesus? Lucas 5:18 e 19.

Vou me referir ao paralítico que não havia usado seus membros por muitos anos. Ali estava ele. Sacerdotes, príncipes e escribas examinaram seu caso e declararam que era sem esperança. Disseram-lhe que se achava nesse estado por causa de seus pecados, e não havia solução para ele. Mas ouviu falar de um homem chamado Jesus, que estava operando maravilhas. Curava doentes e até ressuscitava os mortos. “Mas como poderei ir até Ele?”, perguntou o homem.

“Nós o levaremos a Jesus, à própria presença dEle”, responderam seus amigos; “ouvimos dizer que Ele chegou a tal e tal lugar”.

Então tomaram o desesperançado homem e o levaram aonde sabiam que Jesus estava. Mas a multidão cercou tão de perto a residência em que Jesus estava que não havia chance para eles, até mesmo de chegar à porta. O que fariam? O paralítico sugeriu que abrissem o telhado, removessem as telhas, e o descessem pela abertura. — Fé e obras, p. 67.

B. Que desejo silencioso do paralítico foi atendido por Jesus? Lucas 5:20. Como Jesus comprovou que poderia ler os pensamentos de todos, e não apenas os daquele homem? Lucas 20:21-23.

Jesus sabia exatamente do que precisava essa alma enferma pelo pecado. Sabia que aquele homem fora torturado por sua própria consciência, e então disse: “Os teus pecados estão perdoados”. Que alívio lhe veio à mente! Que esperança lhe encheu o coração! — Idem.

C. O que a cura real daquele homem demonstrou acerca do poder que Jesus tinha? Lucas 5:24-26.

Aquele que na criação “falou, e tudo se fez”, “mandou, e logo tudo apareceu” (Salmos 33:9) comunicara vida à alma morta em ofensas e pecados. A cura do corpo era uma prova do poder que havia renovado o coração. Cristo pediu ao paralítico que se levantasse e andasse, “para que saibais”, disse Ele, “que o Filho do homem tem na Terra poder para perdoar pecados” (Marcos 2:10). — O Desejado de Todas as Nações, p. 270.


Quinta-feira 26 de julho

5. ORANDO ATRAVÉS DO TOQUE

A. Após sofrer de uma doença grave por doze anos, de que forma uma mulher decidiu expressar a Jesus seu tímido pedido de cura? Marcos 5:25-29.

A oportunidade áurea havia chegado, [a mulher] estava na presença do grande Médico! Mas, em meio à confusão, ela não podia ser ouvida por Ele nem captar nada além de um vislumbre momentâneo de Sua imagem. Com medo de perder a única chance de alívio para sua doença, apressou-se, dizendo a si mesma: Se apenas tocar Sua roupa, serei curada. Ela aproveitou a oportunidade enquanto Ele estava passando e avançou, com esforço, conseguindo apenas tocar na orla de Seu manto. Mas, naquele momento, sentiu-se curada de sua doença. Instantaneamente, a saúde e a energia tomaram o lugar da fraqueza e da dor. Ela havia concentrado uma vida inteira de fé naquele toque que a recuperou completamente da doença. — The Spirit of Prophecy, vol. 2, p. 320.

B. Em seguida, como Jesus reconheceu publicamente a oração silenciosa da fé? Marcos 5:30-34. O que isso nos ensina sobre a fé?

Jesus não deixa de responder à oração silenciosa da fé. Aquele que simplesmente toma a Deus em Sua Palavra, e estende a mão para se conectar ao Salvador, receberá Sua bênção em troca. — Ibidem, p. 322.


Sexta-feira 27 de julho

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Mesmo que não possamos nos ajoelhar diante de Deus, que privilégio nos é estendido quando estamos em necessidade? Como podemos fazer isso?

2. Será que Jesus ouve as secretas e silenciosas orações vindas de um coração sincero?

3. Nossos atos podem servir como uma oração? De que maneira?

4. De que tipo de cura todos nós precisamos? Quão disposto está Jesus a nos ajudar nesse sentido?

5. Jesus age apenas sobre as palavras que falamos ou também sobre os pensamentos que não expressamos?

 <<    >>