Back to top

Sabbath Bible Lessons

A oração

 <<    >> 
Lição 2 Sábado, 14 de julho de 2018

A vida de oração de Davi

Confiai nEle, ó povo, em todo o tempo; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio (Salmos 62:8).

A oração de Davi era continuamente dirigida a Deus. Sua confiança estava em Deus, e ele andava perfeitamente diante dEle. — The Signs of the Times, 17 de agosto de 1888.

Estudo adicional:   Patriarcas e profetas, pp. 717-726 (capítulo 71: “O pecado e arrependimento de Davi”). 

Domingo 8 de julho

1. ORANDO EM MEIO À PERSEGUIÇÃO

A. Como Davi foi tratado por Saul? 1 Samuel 19:9 e 10; 1 Samuel 23:7 e 8.

Após a morte de Samuel, Davi ficou em paz por alguns meses. Mais uma vez procurou a solidão dos zifeus; mas esses inimigos, esperando conseguir o favor do rei, informaram-no do esconderijo de Davi. Essa notícia despertou o demônio do ódio que estivera adormecido no peito de Saul. Mais uma vez convocou seus guerreiros e os levou à caça de Davi. Contudo, espiões amigos informaram o filho de Jessé de que Saul estava novamente em seu encalço [...]. — Patriarcas e profetas, p. 668.

B. Como Davi orou ao ser perseguido por Saul? Como ele se entregou a Deus? Salmos 7:1-5 e 17.

É somente por meio de Cristo que o poder de Satanás é limitado. Esta é uma verdade marcante, que todos deveriam entender. Satanás está ocupado a todo o momento, indo e vindo, andando para cima e para baixo pela Terra, buscando a quem possa tragar. Mas a fervorosa oração da fé confundirá seus maiores esforços. Por isso, tomem “o escudo da fé”, irmãos, “com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16). — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 294.


Segunda-feira 9 de julho

2. A QUEDA DE DAVI

A. O que a Bíblia menciona sobre o caráter de Davi? 1 Samuel 13:13 e 14; 1 Reis 11:38.

Enquanto [Davi] andava sob o conselho divino é que foi chamado um homem “segundo o coração de Deus”. Quando pecou, esse título deixou de ser verdadeiro para ele até que, pelo arrependimento, retornasse ao Senhor. — Patriarcas e profetas, p. 723.

Davi era amado de Deus não por ser um homem perfeito, mas porque não nutria teimosa resistência à vontade expressa do Senhor. Seu espírito não se revoltava contra a repreensão. [...]

Davi errou enormemente, mas sua humilhação e contrição foram tão amplas e profundas quanto sua culpa. Nunca houve uma pessoa mais humilde que Davi sob o senso do próprio pecado. Mostrou-se um homem forte, não na contínua resistência à tentação, mas em contrição de alma e na sincera penitência manifestada. Jamais perdeu a confiança em Deus, que havia colocado a severa repreensão na boca do profeta. Não nutriu ódio contra o profeta divino. Davi era amado, também, por confiar na misericórdia de um Deus a quem amava, servia e honrava. — Pamphlet 28, 1890, p. 16.

B. Que pecados pessoais Davi tentou esconder? 2 Samuel 12:9.

C. Qual foi a reação de Davi quando seu pecado veio à tona? Como ele reconheceu a própria culpa? 2 Samuel 12:13; Salmos 51:3 e 4.

Essa fase da história de Davi é cheia de importância para o pecador arrependido. É uma das ilustrações mais convincentes que nos foram dadas das lutas e tentações da humanidade, do arrependimento genuíno para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. [Essa história] tem se mostrado, no decorrer das eras, uma fonte de encorajamento às almas que, tendo caído em pecado, estavam lutando sob o peso de sua culpa. Milhares de filhos de Deus, quando traídos pelo pecado e prontos a se entregarem ao desespero, lembraram-se de como o arrependimento e confissão sinceros de Davi foram aceitos por Deus, apesar de sofrer por causa de sua transgressão; o que também os encorajou a se arrependerem e tentarem andar mais uma vez no caminho dos mandamentos de Deus. — Patriarcas e profetas, p. 726.


Terça-feira 10 de julho

3. IMPLORANDO POR PERDÃO

A. Após confessar seus pecados, Davi implorou por duas coisas. Quais foram? Salmos 51:1 e 2; 1 João 1:9.

Toda injustiça cometida contra outros atinge a Deus. Por isso Davi não buscava o perdão de um sacerdote, mas do Criador do homem. Ele orava: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias” (Salmos 51:1). — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 639.

B. Onde fica o quartel-general da impureza? Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23.

Muitos de vocês talvez mantenham um senso de religião na mente, uma religião externa, enquanto o coração não está purificado. Deus olha para o coração: “Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:13). Será que Ele ficará satisfeito com qualquer outra coisa que não seja a verdade no íntimo? Toda alma verdadeiramente convertida apresentará as inconfundíveis evidências de que a mente carnal está subjugada. — Ibidem, vol. 1, p. 163.

C. Que oração de Davi deveríamos repetir diariamente? Salmos 51:10-12.

Muitos confiam numa suposta esperança, sem base real. A fonte não está purificada, por isso as correntes que dela procedem não são puras. Limpem a fonte e as águas se tornarão puras. Se o coração for reto, suas palavras, seu vestuário, suas ações também serão corretos. A verdadeira piedade está em falta. [...]

Vi como essa graça pode ser obtida. Dirijam-se ao quarto, e ali, a sós, supliquem ao Senhor: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmos 51:10). Sejam fervorosos, sejam sinceros. “A oração” fervorosa “pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). Assim como fez Jacó, lutem em oração. Angustiem-se. Jesus, no jardim, suou grandes gotas de sangue; vocês devem fazer um esforço. Não saiam do quarto enquanto não se sentirem fortes em Deus; então vigiem, e enquanto vigiarem e orarem, conseguirão manter sob controle esses ataques malignos, e a graça de Deus pode e há de aparecer em vocês. — Ibidem, p. 158.


Quarta-feira 11 de julho

4. EXPRESSANDO GRATIDÃO A DEUS

A. O que Davi reconheceu quanto às bênçãos de Deus? 1 Crônicas 29:11-14.

Deus espalha bênçãos ao longo de nosso caminho. [...] Podemos chorar, gemer, lutar e tropeçar a cada passo se quisermos; por outro lado, podemos reunir as preciosas e perfumadas flores, e nos alegrarmos no Senhor pela Sua bondade em tornar nosso caminho para o Céu tão agradável. — Nossa alta vocação, p. 245.

É à medida que nos entregamos a Deus para o serviço da humanidade que Ele Se oferece a nós.

Ninguém pode dar lugar em seu próprio coração e vida para que a corrente da bênção de Deus flua em direção a outros sem receber em si mesmo uma preciosa recompensa. — O maior discurso de Cristo, p. 81.

B. Como Davi expressou alguns de seus sentimentos a respeito de Deus? Salmos 31:19-23; Salmos 57:10.

O cântico de gratidão e louvor deve ser ouvido por aqueles que estão em trevas. Por meio das boas-novas do evangelho, por suas promessas e certezas, devemos expressar nossa gratidão ao tentar fazer o bem aos outros. A prática dessa obra levará raios de justiça celestial às almas cansadas, perplexas e sofredoras. É como uma fonte jorrando para o viajante cansado e sedento. A cada obra de misericórdia, em cada ato de amor, anjos de Deus estão presentes. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 31.

C. Pelo que mais podemos agradecer hoje? Salmos 103:10-14; Jeremias 31:34 (ú. p.).

Devemos nos esquecer de nós mesmos, sempre procurando oportunidades — mesmo nas pequenas coisas — para mostrar gratidão pelos favores recebidos de outros, e continuar atentos à espera de ocasiões para animar outros, confortando-os em suas tristezas e aliviando-lhes as cargas por demonstrações de terna bondade e pequenos atos de amor. Essas atenciosas cortesias, que começam em nossa casa e se estendem além do círculo familiar, ajudam a compor a soma da felicidade da vida; e a negligência dessas pequenas coisas compõe a soma das tristezas e amarguras do viver. — O lar adventista, p. 428.


Quinta-feira 12 de julho

5. ORANDO POR LIBERTAÇÃO

A. Com que palavras Davi louva a Deus por ter sido libertado de seus inimigos? 2 Samuel 22:1-7, 18-20.

B. De modo semelhante a Davi, como podemos orar hoje pelo livramento do pecado? Salmos 6:4; Salmos 25:20; Mateus 6:13.

Muitos aceitam o evangelho como uma forma de escapar do sofrimento e não como uma libertação do pecado. Alegram-se durante um tempo pensando que a religião os livrará de dificuldades e provações. Enquanto a vida transcorre tranquilamente, podem parecer cristãos firmes. Contudo, fraquejam sob a ardente prova da tentação. Não conseguem suportar a vergonha por amor a Cristo. Ofendem-se quando a Palavra de Deus lhes aponta algum pecado acariciado ou exige renúncia e sacrifício. Exigiria muito esforço de sua parte fazer uma mudança radical na vida. Olham às desvantagens e provações presentes e se esquecem das realidades eternas. — Parábolas de Jesus, pp. 47 e 48.

Quando oramos por bênçãos terrenas, a resposta pode ser adiada ou Deus pode nos dar algo diferente daquilo que pedimos, mas não é assim quando suplicamos por libertação do pecado. É Seu desejo purificar-nos do pecado, tornar-nos Seus filhos, e capacitar-nos a viver uma vida santa. — O Desejado de Todas as Nações, p. 266.


Sexta-feira 13 de julho

PARA VOCÊ REFLETIR

1. O que limita o poder de Satanás? Quando Cristo pode nos ajudar de modo mais completo?

2. Por que Davi era amado por Deus?

3. Como devemos orar se desejamos ter um coração limpo e puro?

4. Como podemos mostrar gratidão a Deus de forma prática, e qual será o resultado?

5. O que deveríamos buscar além de uma simples libertação das dificuldades?

 <<    >>