Back to top

Sabbath Bible Lessons

A oração

 <<    >> 
Lição 13 Sábado, 29 de setembro de 2018

A oração como um estilo de vida

O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração (Salmos 6:9).

Cultive o hábito de falar com o Salvador quando estiver sozinho, caminhando ou ocupado com as atividades diárias. Que sua mente se eleve a todo o momento, em silêncio, pedindo auxílio, luz, força, sabedoria. Que cada respiração seja uma oração. — A ciência do bom viver, pp. 510 e 511.

Estudo adicional:   Caminho a Cristo, pp. 115-126 (capítulo 13: “Regozijo no Senhor”). 

Domingo 23 de setembro

1. ORAÇÃO CONTÍNUA

A. Como podemos manter uma atitude de devoção ao longo do dia?

1 Tessalonicenses 5:17. Isso significa que não podemos fazer nada além de orar o dia todo?

A vida deve ser como a de Cristo — entre a montanha e a multidão. A pessoa que não faz nada além de orar em breve deixará de fazê-lo, ou suas orações se tornarão uma rotina formal. Quando os homens se retiram da vida social, afastando-se da esfera do dever cristão, deixando de carregar a cruz; quando param de trabalhar intensamente pelo Mestre, que por eles tão intensamente trabalhou, perdem a razão de orar e não se sentem estimulados à devoção. Suas orações se tornam pessoais e egoístas. — Caminho a Cristo, p. 101.

B. Onde essa obra começa? Provérbios 23:7 (p. p.); 2 Coríntios 10:5.

A menos que um determinado esforço seja feito para manter os pensamentos focados em Cristo, a graça não pode revelar-se na vida. A mente deve se envolver na luta espiritual. Cada pensamento deve ser levado cativo à obediência de Cristo. Todos os hábitos devem ser mantidos sob o controle divino. — Nos lugares celestiais, p. 164.


Segunda-feira 24 de setembro

2. ORAÇÕES PODEROSAS

A. Qual é o tema de muitos dos salmos, a maioria dos quais foram escritos pelo rei Davi? Salmos 61:1; Salmos 69:13.

B. Para que outro propósito os salmos se destinavam? Salmos 144:9; Salmos 149:1.

Há poucos meios mais eficazes para fixar as palavras [de Deus] na memória do que repeti-las em cânticos. E tal música possui uma força maravilhosa. Ela tem o poder de controlar as naturezas rudes e incultas; poder para estimular pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus presságios que destroem o ânimo e enfraquecem o esforço. [...]

Como parte do culto, cantar é tanto um ato de adoração quanto uma prece. Na verdade, muitos hinos são orações. Se a criança for ensinada a entender isso, será levada a pensar mais sobre o significado das palavras que canta e se tornará mais sensível à sua influência. — Educação, pp. 167 e 168.

C. Cite algumas poderosas orações feitas por outros reis do Antigo Testamento. 1 Reis 3:6-9; 2 Reis 19:15-19; 2 Crônicas 20:5-12. Como podemos incorporar as Escrituras a nossas orações?

Há uma bênção que todos os que a procuram da maneira certa podem ter. É o Espírito Santo de Deus — uma bênção que traz todas as outras bênçãos consigo. Se nos aproximarmos de Deus como criancinhas, pedindo Sua graça, poder e salvação, não para o nosso próprio erguimento, mas com o objetivo de abençoar os que nos rodeiam, nossas petições serão respondidas. Sendo assim, estudemos a Palavra de Deus a fim de saber como tomar posse de Suas promessas e reivindicá-las como nossas. Então seremos felizes. — Nos lugares celestiais, p. 113.

É a glória de Deus conceder Sua virtude a Seus filhos. Ele deseja ver homens e mulheres atingindo o mais alto padrão; e quando, pela fé, lançarem mão do poder de Cristo, quando suplicarem Suas promessas infalíveis e reivindicá-las como suas, quando estiverem munidos de uma insistência que não cede enquanto buscam o poder do Espírito Santo, serão feitos completos nEle. — Atos dos apóstolos, p. 530.


Terça-feira 25 de setembro

3. MONUMENTOS À ORAÇÃO RESPONDIDA

A. Assim que Deus operou um grande milagre, fazendo os israelitas atravessarem o rio Jordão, o que pediu a eles? Josué 4:1-9.

Mas antes que os sacerdotes saíssem das águas e esse maravilhoso milagre nunca fosse esquecido, o Senhor mandou Josué selecionar homens notáveis de cada tribo para recolherem pedras do leito do rio naquele ponto em que os sacerdotes estavam em pé, e transportá-las sobre os ombros até Gilgal, onde seria erguido um monumento em memória do fato de que Deus fizera Israel atravessar o rio Jordão em terra seca. Seria uma lembrança constante do milagre que o Senhor havia operado em seu favor. À medida que os anos passassem, os filhos perguntariam sobre o monumento, e repetidas vezes os pais iriam contar essa maravilhosa história, até que ficasse permanentemente gravada em sua memória até a última geração. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 158.

B. Em nossa vida, no que não devemos manter o foco? Salmos 25:7; Salmos 79:8.

Não é sábio reunir todas as lembranças desagradáveis de uma vida — suas iniquidades e decepções — para falar delas e lamentá-las até sermos dominados pelo desânimo. Uma alma desanimada está cheia de escuridão, afastando a luz de Deus de sua própria vida e lançando uma sombra no caminho de outros. — Caminho a Cristo, p. 117.

C. Em vez disso, o que deveríamos contemplar? Salmos 105:5; Hebreus 12:2 e 3.

Graças a Deus pelas cenas brilhantes que nos tem apresentado. Agrupemos as benditas promessas de Seu amor, para que possamos examiná-las continuamente: O Filho de Deus deixando o trono do Pai, revestindo Sua divindade com a humanidade, para que pudesse resgatar o homem do poder de Satanás; Seu triunfo em nosso favor, abrindo o Céu aos homens, mostrando à visão humana o interior da câmara onde a Divindade revela a Sua glória; a raça caída, erguida da cova da ruína em que o pecado a mergulhara, voltando a se conectar ao infinito Deus, e tendo resistido à prova divina por meio da fé em nosso Redentor, revestida da justiça de Cristo e exaltada ao Seu trono — essas são as imagens que Deus quer que contemplemos. — Ibidem, p. 118.


Quarta-feira 26 de setembro

4. ORAÇÃO COM ESPERANÇA

A. Como foi a experiência dos discípulos em oração? João 16:24 (p. p.).

Até aquele momento, os discípulos não estavam familiarizados com os recursos e o poder ilimitado do Salvador. Ele lhes disse: “Até agora nada pedistes em Meu nome” (João 16:24). Ele explicou que o segredo de seu sucesso estaria em pedir força e graça em Seu nome. [...] Toda oração sincera é ouvida no Céu. Pode não ser claramente expressa; mas se o coração está nela, subirá ao santuário onde Jesus ministra, e Ele irá apresentá-la ao Pai sem uma única palavra estranha e gaguejante, bela e perfumada com o incenso de Sua própria perfeição. — O Desejado de Todas as Nações, p. 667.

B. Como Jesus encorajou os discípulos a se aproximarem do Pai em oração? João 14:13 e 14; João 16:24 (segunda parte). A quem mais essas promessas se aplicam?

“E tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21:22). Essas palavras são a promessa de que tudo o que um onipotente Salvador pode conceder será dado àqueles que nEle confiam. Como mordomos da graça do Céu, devemos pedir com fé e esperar confiantemente pela salvação de Deus. Não devemos caminhar à frente dEle, tentando obter em nossa própria força aquilo que desejamos. Devemos pedir em Seu nome, como se crêssemos em Sua eficiência. — Mente, caráter e personalidade, vol. 2, p. 467.

Ó, irmãos e irmãs, aquilo que queremos é vida, esforço, crescimento, fé nas promessas de Deus, as quais são, de fato, para você e para mim. — Pacific Union Recorder, 26 de dezembro de 1912.

C. Que papel a esperança desempenha à medida que nos aproximamos de Deus em oração? Como devemos comparecer diante dEle? Romanos 5:5; Hebreus 4:16.

Não há nada que possa fortalecer tanto a alma para resistir às tentações de Satanás no grande conflito da vida como buscar a Deus em humildade, estendendo perante Ele a alma em toda a sua impotência, esperando que Ele seja seu ajudante e defensor. — Filhos e filhas de Deus, p. 121.


Quinta-feira 27 de setembro

5. A ORAÇÃO COMO TERAPIA

A. Que promessas podemos reivindicar a Deus a fim de termos forças em nosso conflito com o inimigo? Isaías 40:29; Isaías 41:10; Salmos 31:24.

Aquele que serve sob a bandeira ensanguentada de Emanuel terá algo a fazer que exigirá esforço heroico e paciente perseverança. Mas o soldado da cruz permanece inabalável à frente da batalha. À medida que o inimigo aperta o ataque, ele se volta para a fortaleza em busca de ajuda, e conforme apresenta ao Senhor as promessas da Palavra, é fortalecido para os deveres do momento. Ele sente sua necessidade de força do alto. As vitórias alcançadas não o levam à presunção, mas o fazem apoiar-se mais e mais sobre o Todo-Poderoso. Repousando nesse Poder, ele é capacitado para apresentar a mensagem da salvação com tamanha força que ela vibra em outras mentes. — Atos dos apóstolos, p. 362.

B. Que outras promessas podemos reivindicar em oração para sermos encorajados na batalha contra o pecado? Josué 1:9; Isaías 49:25; 1 Coríntios 15:57.

Que fonte é essa, à qual podemos recorrer nos momentos de dificuldade! O coração não pode estar apreensivo! O homem é errante, teimoso, rebelde e desafiador até mesmo contra Deus; mas o Senhor é amável, paciente e de terna compaixão. Ele tem o Céu e a Terra sob Seu comando, e sabe exatamente do que precisamos antes mesmo de Lhe apresentarmos nossas necessidades e desejos. — Minha consagração hoje, p. 10.


Sexta-feira 28 de setembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Por que não precisamos nos afastar da sociedade e dedicar a vida inteira à oração?

2. Como podemos incluir a Palavra de Deus em nossas orações? O que isso fará por nós?

3. O que podemos aprender com o uso que os israelitas faziam de monumentos para recordar a liderança de Deus em suas vidas? Como podemos fazer o mesmo?

4. Como podemos alcançar a vitória contra a tentação?

5. Descreva como o poder de Deus nos auxilia em nossas lutas.

 <<    >>