Back to top

Sabbath Bible Lessons

A oração

 <<    >> 
Lição 12 Sábado, 22 de setembro de 2018

Aprendendo a orar

Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas (Salmos 71:17).

Na igreja do lar, as crianças devem aprender a orar e confiar em Deus. [...] Venham humildes, com o coração cheio de ternura, tendo em mente as tentações e perigos que estão diante de vocês e de seus filhos, os quais devem ser unidos pela fé ao altar, suplicando-se sobre eles o cuidado do Senhor. Ensinem as crianças a pronunciar palavras simples de oração. Digam a elas que Deus Se agrada em ouvi-las clamando ao Senhor. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 110.

Estudo adicional:   Orientação da criança, pp. 517-526 (capítulo 78: “O poder da oração”); Patriarcas e profetas, pp. 569-574 (capítulo 55: “O menino Samuel”). 

Domingo 16 de setembro

1. TIMÓTEO APRENDE A ORAR

A. Como e onde Timóteo aprendeu a orar? 2 Timóteo 1:5; 2 Timóteo 3:14 e 15.

O pai de Timóteo era grego, e sua mãe, judia. Desde criança, conhecia as Escrituras. A piedade que ele viu em sua vida doméstica era saudável e sensata. A fé da mãe e da avó nos oráculos sagrados era para ele um constante lembrete da bênção que acompanha a obediência à vontade de Deus. A Palavra do Senhor era a norma pela qual essas duas piedosas mulheres educaram Timóteo. O poder espiritual das lições que havia recebido delas o manteve puro no falar e incontaminado pelas más influências que o cercavam. Assim, suas instrutoras domésticas cooperaram com Deus em prepará-lo para suportar responsabilidades. — Atos dos apóstolos, p. 203.

A mãe e a avó de Timóteo uniram forças em educá-lo para Deus. Qual era o livro de estudos dele? A Bíblia. Paulo, seu pai no evangelho, declara: “Desde a tua meninice, sabes as sagradas letras” (2 Timóteo 3:15). — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 918.


Segunda-feira 17 de setembro

2. SAMUEL APRENDE A ORAR

A. Sendo ainda criança pequena, como Samuel soube reconhecer a voz de Deus e identificar respostas para suas próprias orações? 1 Samuel 3:7. Essa ignorância era comum em seus dias? 1 Samuel 3:1.

Samuel era uma criança cercada pelas influências mais destruidoras. Ele viu e ouviu coisas que afligiam sua alma. Os filhos de Eli, que ministravam no santo ofício, eram controlados por Satanás. [...] [Samuel] não participou nem sentiu o mínimo prazer nos pecados que enchiam todo o Israel com relatos assustadores. Samuel amava a Deus; mantinha sua alma em tão íntima ligação com o Céu que um anjo foi enviado para falar com ele a respeito dos pecados dos filhos de Eli, que estavam corrompendo a nação. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, pp. 472 e 473.

Antes de receber essa mensagem de Deus, “Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido revelada” (1 Samuel 3:7); ou seja, ele ainda não estava familiarizado com manifestações tão diretas da presença de Deus como as que eram concedidas aos profetas. Era propósito do Senhor revelar-Se de maneira inesperada, para que Eli pudesse ser levado a ouvir por meio da surpresa e da investigação do jovem. — Patriarcas e profetas, p. 582.

B. Por que Samuel confundiu a voz de Deus com a de Eli, seu amigo e mentor terreno? O que sugeriu a Eli a possibilidade de que Deus estivesse chamando Samuel? 1 Samuel 3:2-6 e 8.

Supondo ser a voz de Eli, o menino correu até a cama do sacerdote, dizendo: “Eis-me aqui; porque tu me chamaste”. A resposta foi: “Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te” (1 Samuel 3:5). Três vezes Samuel foi chamado, e três vezes respondeu da mesma forma. E então Eli foi convencido de que o misterioso chamado era a voz de Deus. O Senhor havia passado por alto Seu servo escolhido — o homem de cabelos brancos —, para Se comunicar com uma criança. Por si só, isso foi uma amarga e merecida repreensão para Eli e sua casa. — Ibidem, p. 581.

C. Deus falou com Samuel assim que o garoto percebeu que o chamado era divino? O que Deus disse? 1 Samuel 3:11.


Terça-feira 18 de setembro

3. DAVI APRENDE A ORAR

A. Em sua juventude, enquanto Davi fugia de um rei enraivecido e louco, que pedidos fez a Deus, e como o Senhor respondeu? 1 Samuel 23:1, 2, 4, 10-12.

Ainda caçado pelo rei, Davi não encontrava nenhum lugar de repouso ou segurança. Em Queila, seu corajoso bando livrou a cidade de ser capturada pelos filisteus, mas não era um lugar seguro, mesmo entre as pessoas que tinham libertado. De Queila, partiram rumo ao deserto de Zife. —

Patriarcas e profetas, p. 660.

B. Após Davi se tornar rei e cair em tentação, que prece fez a Deus? Salmos 51:1-4 e 7.

Após seu grande pecado, na angústia do remorso e com nojo de si mesmo, ele ainda se voltou para Deus como seu melhor Amigo. — Educação, p. 165.

A oração de Davi após sua queda demonstra a essência da verdadeira tristeza pelo pecado. Seu arrependimento foi sincero e profundo. Não houve esforço para diminuir sua culpa; nenhum desejo de escapar às consequências inspirou sua prece. Davi viu a enormidade de sua transgressão; viu a corrupção da sua alma; odiou seu pecado. Não era apenas por perdão que ele orava, mas por pureza de coração. — Caminho a Cristo, pp. 24 e 25.

C. Qual era a súplica de Davi a Deus, e com que propósito? Salmo 51:12 e 13.

Deus pretendia que a história da queda de Davi servisse como uma advertência de que até mesmo aqueles a quem tem abençoado e favorecido grandemente não devem se sentir seguros e negligenciar a vigilância e a oração. [...] Milhares foram assim levados a perceber seu próprio perigo diante do poder do tentador. A queda de Davi, alguém tão honrado pelo Senhor, despertou neles a desconfiança de si mesmos. Sentiram que só Deus poderia preservá-los pelo Seu poder através da fé. — Patriarcas e profetas, p. 724.


Quarta-feira 19 de setembro

4. MANASSÉS APRENDE A ORAR

A. Quem era Manassés? Descreva seu caráter no início de seu reinado. 2 Crônicas 32:33; 2 Crônicas 33:1-10.

O reino de Judá, próspero durante os tempos de Ezequias, foi mais uma vez abatido durante os longos anos do perverso reinado de Manassés, quando o paganismo foi ressuscitado, e muitas pessoas levadas à idolatria. “Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel” (2 Crônicas 33:9). A gloriosa luz das gerações anteriores foi sucedida pelas trevas da superstição e do erro. Males grosseiros cresceram e se espalharam — tirania, opressão, ódio contra tudo o que é bom. A justiça havia sido pervertida. A violência predominava. — Profetas e reis, p. 381.

B. A que experiência Deus teve de submeter o orgulhoso rei a fim de chamar sua atenção e ensiná-lo a orar? 2 Crônicas 33:11. Que consequências resultaram dessa longa demora em orar?

Como um prenúncio do que estava para acontecer ao povo caso continuasse impenitente, o Senhor permitiu que seu rei fosse capturado por um bando de soldados assírios que “amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia”, sua capital temporária. Essa aflição fez o rei cair em si. “E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; sim, orou a Ele; e Deus Se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus” (2 Crônicas 33:11-13). Mas esse arrependimento, por mais notável que fosse, chegou tarde demais para salvar o reino da influência decadente de anos de práticas idólatras. Muitos tinham tropeçado e caído para nunca mais se reerguer. — Ibidem, p. 383.

C. Qual foi o resultado da nova vida de oração de Manassés? 2 Crônicas 33:12, 13, 15 e 16. Pelo que Manassés ficou conhecido na época de sua morte? 2 Crônicas 33:18 e 19.


Quinta-feira 20 de setembro

5. PAGÃOS APRENDEM A ORAR

A. O que levou o pagão Naamã a aceitar o Criador como seu Deus? 2 Reis 5:1, 9-15.

Agora uma escrava distante do lar, essa menina era, contudo, uma das testemunhas de Deus, cumprindo inconscientemente o propósito para o qual Deus havia escolhido Israel como Seu povo. Enquanto servia nesse lar pagão, suas simpatias foram despertadas em favor de seu amo. [...] Ela sabia que o poder do Céu estava com Eliseu, e cria que por intermédio desse poder Naamã poderia ser curado.

A conduta daquela menina cativa, a forma como se comportou naquele lar pagão, é um forte testemunho em favor do poder dos primeiros ensinamentos no lar. — Profetas e reis, pp. 244 e 245.

B. Que experiência levou o monarca Nabucodonosor, que uma vez fora pagão, a confiar humildemente em Deus? Daniel 4:28-36. Como foi sua experiência religiosa após a humilhação? Daniel 4:2, 3 e 37.

O rei Nabucodonosor, diante de quem Daniel tantas vezes honrou o nome de Deus, foi convertido de uma vez por todas, e aprendeu a louvar e exaltar e honrar o Rei do Céu (Daniel 4:37).

O rei sobre o trono babilônico se tornou um representante de Deus, dando seu testemunho caloroso e eloquente, vindo de um coração grato que participava da misericórdia e da graça, da justiça e da paz da natureza divina. — SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1170.


Sexta-feira 21 de setembro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Como a mãe e a avó de Timóteo o educaram para Deus?

2. Por que Deus escolheu se comunicar com o menino Samuel?

3. O que mostra a sinceridade da oração de Davi após sua queda? O Amigo de Davi falhou com ele?

4. O que a oração de Manassés nos ensina sobre Deus?

5. Como as testemunhas do Senhor levaram os governantes idólatras a orar a Deus?

 <<    >>