Back to top

Em relação ao Coronavirus | Mensagem do Presidente

Tradução: Dorval Fagundes
February 2, 2020
Brazil

Querida família reformista ao redor do mundo,

Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um.

 

Temos acompanhado o desenvolvimento da pandemia provocada pelo coronavírus nos últimos dias, pois tem atingido quase todas as partes do mundo. Como igreja, queremos promover boa saúde entre todos os membros e entre aqueles com quem entramos em contato.

 

Por isso, gostaria de aproveitar esta oportunidade para aconselhar as famílias da igreja a fazerem o melhor para evitar ser contaminadas e, ao mesmo tempo, evitar que se tornem vetores de contágio para outras pessoas.

 

Como reformistas, devemos continuar vivendo a luz que recebemos acerca da reforma de saúde, melhorando nossa alimentação, nossa qualidade de sono e repouso, nossa prática de exercícios, higiene e todos os hábitos relacionados à saúde. Quando fizermos nossa parte, poderemos ficar em paz, confiando que o Senhor nosso Deus cuidará de nós e não deixará que nada fora do propósito de Sua vontade aconteça conosco.

 

Quem causa essa pestilência?

“Satanás também opera por meio dos elementos a fim de recolher sua colheita de almas desprevenidas. [...] É Deus que protege as Suas criaturas, guardando-as do poder do destruidor. Mas o mundo cristão mostrou desdém pela lei de Jeová; e o Senhor fará exatamente o que declarou que faria: retirará Suas bênçãos da Terra, removendo Seu cuidado protetor dos que se estão rebelando contra a Sua lei, e ensinando e forçando outros a fazerem o mesmo. [...]

 

“Ao mesmo tempo em que aparece aos filhos dos homens como grande médico que pode curar todas as enfermidades, trará moléstias e desgraças até que cidades populosas se reduzam à ruína e desolação. Mesmo agora está ele em atividade. Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais frequentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. ‘A Terra pranteia e se murcha’, ‘enfraquecem os mais altos dos povos. [...] Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna’ (Isaías 24:4 e 5). — O grande conflito, p. 589 (tradução CPB).

 

Que os corações trementes se voltem ao Pai

Ainda que para muitos seja um tempo de alarme, podemos erguer a cabeça e nos alegrarmos com o fato de que nossa redenção está mais próxima do que nunca:

 

“E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima” (Lucas 21:27 e 28).

 

Enquanto as pessoas estão vivendo em tamanha incerteza quanto ao futuro, podemos aproveitar essa oportunidade para dizer a elas que a solução para os problemas do mundo e para qualquer problema pessoal que estejam enfrentando está às portas. Jesus é a solução para todas as dificuldades, e está prestes a cumprir a promessa de voltar a este mundo para buscar os que com Ele aqui viveram a fim de levá-los a um lugar muito melhor do que este. Ele em breve nos levará para o lar! A vinda de Jesus e o estabelecimento de Seu reino de justiça estão próximos.

 

Atividades da igreja

Em relação aos ajuntamentos em nossas igrejas, incentivamos os membros a continuar se reunindo normalmente, exceto nos casos em que a preocupação e o bom senso indiquem o contrário (onde os mais vulneráveis e mais expostos ao sofrimento e à morte em caso de contágio estiverem presentes) ou nos locais que receberam proibição das autoridades por conta do alto risco de infecção pela doença.

 

Como sempre, devemos obedecer às autoridades como instrumentos apontados por Deus, na medida em que elas não contrariam nossa obediência a Ele (Romanos 13:1; Atos 5:29).

 

Seguir instruções para prevenir doenças é nosso dever cristão

Evitar reuniões quando a intenção é impedir um risco coletivo de saúde não deve ser considerada uma atitude de falta de fé. Devemos cuidar do templo de Deus da melhor forma possível.

 

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19).

Pelo contrário, se houver riscos claros e nos expusermos desnecessariamente a eles, nossa atitude será classificada como presunção. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus” (Lucas 4:12).

 

Sejamos fiéis ao nosso Pai Celestial; e, se for do Seu agrado, Ele pode nos livrar desse mal. Porém, caso Deus tenha um plano diferente e você for diagnosticado como portador do vírus, lembre-se de que Deus cuida de você e que Ele é o Grande Médico. Ele ama você e o carregará em Seus braços amorosos para que possa suportar qualquer prova que talvez precise enfrentar.

 

Que Deus, em Sua misericórdia e graça, nos dê discernimento e poder para cumprirmos Sua vontade e glorificar Seu nome em todas as circunstâncias.

 

Seu irmão na bendita esperança,

Eli Tenório.