Back to top

Bênçãos de Deus para o Ano Novo: Mensagem do Presidente

Davi P. Silva
December 10, 2016
Uma mensagem a você do irmão Davi P. Silva para o ano novo.

Roanoke, VA, 13 de dezembro de 2016.

 

Aos nossos queridos irmãos ao redor do mundo,

 

Queridos irmãos e irmãs,

 

Calorosas saudações cristãs com as seguintes palavras inspiradas: “Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz... Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.” Romanos 13:11, 12, 14.

 

Recentemente, tive o privilégio de visitar alguns de nossos irmãos pioneiros com quem passamos um tempo muito proveitoso. Um deles me disse: "Irmão Davi, a cada pôr do sol que passamos é um sinal de que a vinda do Senhor está mais próxima". Quando nos ajoelhamos para orar, percebemos que a principal esperança desse irmão é trasladacao por ocasiao da segunda vinda de Cristo.

De acordo com as palavras inspiradas de Paulo supracitadas, é tempo de despertar do sono. E então ele explica a razão: "porque agora nossa salvação está mais próxima do que quando cremos".

 

Quando consideramos a condição real de nosso mundo - cheio de violência, corrupção em todas as áreas da vida, doenças, crises nas famílias - vemos que as profecias estão se cumprindo rapidamente.

 

E qual é a nossa condição espiritual como indivíduos, famílias e igreja? Que tipo de coisas estão ocupando nossa mente? A Bíblia é o livro para o qual estamos seriamente dando nossa atenção? Como está nossa conversação? Estamos falando de coisas celestiais? Ou estamos mais preocupados com nossas próprias casas, nosso carro, nosso próprio negócio? Em Seu sermão sobre o monte, Cristo disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6: 33.

 

Que prioridades se tornaram o centro de nossa mente durante o ano de 2016? Quais serão nossas prioridades no próximo ano, 2017?

Vamos ter em mente que precisamos estar preparados todos os dias para a vinda de Cristo. Não podemos adiar nossa preparação, esperando que no futuro estaremos prontos. Nossa necessidade de preparação é hoje.

 

Em Hebreus capítulo 3, lemos as palavras solenes: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião.” (versículos 12-15).

 

Escrevendo aos crentes de Colossenses, Paulo declarou: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.” (capítulo 3, versículos 1-4).

 

Podemos conhecer a realidade de nossa própria vida espiritual? Sim, nós podemos.

 

No maravilhoso livro, “Caminho a Cristo”, capítulo 7, “A Obediência é um privilégio”, encontramos um diagnóstico muito prático de nossa condição espiritual: “Conquanto a obra do Espírito seja silenciosa e imperceptível, seus efeitos são manifestos. Se o coração foi renovado pelo Espírito de Deus, a vida dará testemunho desse fato. Se bem que nada possamos fazer para mudar o coração ou pôr-nos em harmonia com Deus; se bem que não devamos absolutamente confiar em nós mesmos ou em nossas boas obras, nossa vida revelará se a graça de Deus está habitando em nós. Ver-se-á mudança no caráter, nos hábitos e atividades. Será claro e positivo o contraste entre o que foram e o que são. O caráter se revela, não por boas ou más ações ocasionais, mas pela tendência das palavras e atos costumeiros.

 

“É verdade que pode haver um modo de proceder exteriormente correto, sem o poder regenerador de Cristo. O amor da influência e o desejo da estima alheia poderão determinar uma vida bem ordenada. O respeito próprio poderá levar-nos a evitar a aparência do mal. Um coração egoísta poderá praticar ações generosas. Por que meios, pois, poderemos determinar de que lado nos achamos?

 “Quem possui nosso coração? Com quem estão nossos pensamentos? Sobre quem gostamos de conversar? Quem é o objeto de nossas mais calorosas afeições e nossas melhores energias? Se somos de Cristo, nossos pensamentos com Ele estarão, e nEle se concentrarão as nossas mais doces meditações. Tudo que temos e somos a Ele será consagrado. Almejaremos trazer a Sua imagem, possuir Seu Espírito, cumprir Sua vontade e agradar-Lhe em todas as coisas.

 

“Os que se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus, produzirão os frutos do Espírito – ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio’. Gálatas 5:22 e 23. Não se conformarão por mais tempo com as concupiscências anteriores, mas pela fé do Filho de Deus seguirão as Suas pisadas, refletir-Lhe-ão o caráter e se purificarão, assim como Ele é puro. As coisas que outrora aborreciam, agora amam; e aquilo que outrora amavam, aborrecem agora. O orgulhoso e presunçoso torna-se manso e humilde de coração. O vanglorioso e arrogante torna-se circunspecto e moderado. O bêbado torna-se sóbrio e o viciado, puro. Os vãos costumes e modas do mundo são renunciados. O cristão buscará, não o ‘enfeite... exterior’, mas ‘o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus’. 1 Pedro 3:3 e 4.

 

“Não há evidência de genuíno arrependimento, a menos que se opere a reforma. Restituindo o penhor, devolvendo aquilo que roubara, confessando os pecados e amando a Deus e ao próximo, pode o pecador estar certo de que passou da morte para a vida. Quando, como seres pecaminosos e sujeitos ao erro, chegamos a Cristo e nos tornamos participantes de Sua graça perdoadora, surge o amor em nosso coração. Todo peso se torna leve; pois é suave o jugo que Cristo impõe. O dever torna-se deleite, o sacrifício prazer. O caminho que dantes parecia envolto em trevas, torna-se iluminado pelos raios do Sol da Justiça.” Caminho a Cristo, pp. 57-59.

 

Agora que sabemos acerca de nossa real condição, e sendo consciente sobre o que Deus espera de Seus filhos crentes, qual é a nossa meta para o novo ano? Nós realmente precisamos separar tempo para estudar a Palavra de Deus, meditar e orar. Nossas casas precisam ser uma casa de oração, uma “Betel”, se quisermos estar com nossa família no lar celestial pela eternidade. Tomemos a posição de Josué quando declarou: Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15).

 

Desejo a todos os nossos irmãos e irmãs um bendito ano novo cheio da graça de Deus!

 

Seu irmão na bem-aventurada esperança,

Cordialmente, em Jesus Cristo,

Pastor Davi Paes Silva.

Presidente da Conferência Geral dos Adventistas do 7º Dia Movimento de Reforma.